Live Tour Salvador apresenta riquezas do Terreiro de Jesus nesta terça (13)

Soteropolitano que é raiz já tomou cravinho no Terreiro de Jesus. Se antes da pandemia o local era palco de grandes festas, no início da década de 1550, a praça deu início à expansão urbana da capital baiana. Com imensa riqueza histórica, cultural e gastronômica, a área localizada no Centro Histórico será tema da sétima edição da Live Tour Salvador, que acontece a partir das 16 horas desta terça-feira (13), nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (YouTube, Facebook e Instagram).

Nesta edição, o roteiro virtual apresentado pelo jornalista José Raimundo terá participação dos guias de turismo Fábio Gondim e Lázaro Marrom, além de trazer explanações do historiador Roberto Pessoa. O Live Tour Salvador é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA).

O guia turístico Lázaro Marrom falou sobre a expectativa para live e destacou a importância de explorar a história do Terreiro de Jesus. “É um espaço muito interessante, dentro do contexto histórico e cultural da nossa cidade”. Ele sentiu-se particularmente lisonjeado e privilegiado por falar sobre um espaço “tão especial”, como definiu.

Berço – O tour vai abordar a chegada dos padres jesuítas ao Brasil, a construção do primeiro colégio e da capela, que hoje é a Catedral Basílica de Salvador. “Vamos destacar a importância dessa igreja no contexto atual, trazendo aspectos históricos, além de apresentar a beleza do local”, explicou Marrom.

“Os turistas que chegam à praça ficam fascinados com a beleza, mas o contexto histórico deixa as pessoas maravilhadas. Os espectadores vão poder mergulhar nessa história”, promete o guia. “Vai ser apresentada também a variedade de opções que a praça oferece, em termos de entretenimento e cultura gastronômica”, adiantou.

Para o historiador Roberto Pessoa, a live vai mostrar um local de valor histórico importante, não apenas para turistas e moradores, mas para a humanidade. “O Terreiro de Jesus é o embrião de uma grande capital, a primeira expansão urbana se deu na região, com a chegada da ordem católica. Por isso é um berço das culturas afro, portuguesa e indígena”, resumiu.

Avaliação – Já o guia de turismo Fábio Gondim ressaltou os conteúdos apresentados nas lives anteriores e sua satisfação em participar do programa, que para ele é objeto de fortalecimento do turismo soteropolitano, prometendo revelar “o melhor da cidade”, o que ele faz cotidianamente.

Gondim diz ainda estar acompanhado desde a primeira edição, relembrando detalhes e dados peculiares, não apenas relacionados aos atrativos históricos, mas também às belezas naturais de Salvador. “A live está fomentando e divulgando o que temos de melhor, dentro e fora do Centro Histórico,” defendeu.

Programa – Em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Live Tour Salvador é uma iniciativa da Prefeitura para fortalecer o turismo da capital baiana. As apresentações virtuais trazem roteiros ao vivo, num formato inovador, a fim de atrair visitantes da Bahia e do Brasil. O programa já percorreu pontos turísticos em Itapuã, Rio Vermelho, Bonfim, Humaitá e Praça da Sé, além de abordar os beach clubs, na Praia do Flamengo, e o Santuário Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa.