Logo Prefeitura de Salvador

Mãe Salvador ofereceu transporte gratuito a 13 mil gestantes em sete meses

Criado: 17 Agosto 2022

O Programa Mãe Salvador, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já conta, apenas neste ano, com 13 mil gestantes cadastradas como beneficiárias do Cartão de Transporte Bilhete Identificado Salvador Card. A ação oportuniza o deslocamento gratuito de mulheres que realizam o pré-natal na rede de atenção primária de saúde da capital baiana. 

Cada gestante pode receber até 30 bilhetes de transporte público, distribuídos pelas três fases do período gestacional: seis bilhetes são para o início do pré-natal; 14 para duas ou mais consultas de pré-natal e para os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites A e B; e dez bilhetes se destinam à realização de quatro ou mais consultas de pré-natal. 

“O cadastro no Programa Mãe Salvador é realizado na unidade de saúde onde a gestante iniciou o pré-natal, por meio do Sistema Vida. As interessadas devem apresentar o Cartão SUS de Salvador, comprovante de residência na cidade e CPF”, informou o coordenador do programa, Abdon Brito. 

Francine Fonseca, de 24 anos, é uma das contempladas pelo Mãe Salvador. Ela tinha 14 semanas de gestação quando teve acesso ao benefício. Desempregada, ela contou que o programa tem ajudado bastante a manter o acompanhamento médico em dia nesse período.

“Soube do programa através de outras mulheres grávidas que estavam na fila da primeira consulta de pré-natal, na Unidade de Saúde da Família de Itapuã. A enfermeira me ajudou a fazer o cadastro e o pedido. Foi muito importante porque tenho uma gestação de risco e não posso fazer esforço. Facilitou bastante para ir às consultas, tudo certinho”, concluiu.  

Mãe Salvador – O programa Mãe Salvador é regulamentado pela Lei Municipal do Sistema Único de Assistência Social de nº 9.502/2019 e pela Resolução nº 62/2020 do Conselho Municipal de Assistência Social, que trata de benefícios aos cidadãos e famílias, que têm dificuldade de arcar por conta própria. A ação é realizada em parceria entre a SMS e as secretarias de Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Skip to content