Logo Prefeitura de Salvador

Maio Amarelo: Alunos de Cajazeiras são orientados sobre cuidados no trânsito 

Fotos: Bruno Concha,/Secom 

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vem promovendo, dentro da campanha Maio Amarelo, uma série de ações de conscientização junto a condutores e pedestres, alertando sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito. Nesta terça-feira (23), agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), estiveram na Escola Municipal Ulysses Guimarães, em Cajazeiras, levando educação para o trânsito de maneira lúdica para os alunos.  

Nesses encontros, são abordados conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito, como uso de equipamentos ao andar de bicicleta e respeito à faixa de pedestres, além de temas como bebida e direção.  

O movimento, que acontece em todo o mundo, celebra, em 2023, dez anos. Neste ano, o tema escolhido foi “No trânsito, escolha a vida”, destacando que a preservação de vidas deve sempre ser o foco no trânsito, seja como condutor, ciclista, motociclista ou pedestre.  

Segundo o agente Luis Clebert, instrutor da Gedut, as palestras são importantes porque as crianças não têm noção de que fazem parte do trânsito. “Nossa intenção é que elas, que estão nos bancos de trás ou atravessando uma faixa, possam falar com os pais sobre o que aprenderam, surpreendendo com a informação”. 

Cuidado redobrado – De acordo com a diretora da escola, Vera Dantas, essa é a primeira vez que a iniciativa chega à unidade, próxima ao Campo da Pronaica. Segundo a gestora, é de fundamental importância que os alunos tenham noções de trânsito, pois muitos vão e voltam a pé e sozinhos à escola. 

“O entorno da unidade escolar é muito movimentado, com ônibus e veículos pequenos transitando o tempo todo. Essa palestra reforça o que ensinamos em sala de aula. Os que vêm e vão sozinhos, possuem uma carteirinha e a autorização dos pais para isso. Temos um cuidado redobrado com todos”, frisou. 

A pequena Maria Clara Miranda, de 8 anos, está no 2º ano e gostou da apresentação. “Está muito legal, estou aprendendo coisas que não sabia, como quando nossos pais beberem, não podem dirigir, porque pode acontecer um acidente”. 

Também aluno do 2º ano, Pietro Pinheiro, de 8 anos, gostou de saber que não pode beber e depois dirigir. “Vou levar o que aprendi para meus pais, para não ter acidente. Eu não usava capacete para andar de bicicleta e achei bom aprender isso também”. 

O pequeno Caleb Oliveira, de sete anos, está no 1º ano e também aprovou o conteúdo da palestra. “Os filmes são muito bons, gostei de aprender coisas do trânsito para poder falar com meu pai e minha mãe em casa”. 

Travessia segura – Até o final do mês, as palestras serão apresentadas também no Colégio Augusto Comte, na Estrada Velha do Aeroporto; no Cmei Abdias Nascimento, em Fazenda Coutos, e na Escola Periperi Cidade Mãe, em Periperi. Além disso, haverá ainda palestras, dentro do programa “Condutor Cidadão”, em empresas e órgãos públicos. Nestas oportunidades, serão abordadas atualizações legislativas, práticas responsáveis na direção e conduta defensiva. 

A Transalvador também vai promover a implantação e a requalificação de faixas de pedestres, no entorno de mais de 160 unidades da rede de ensino pública de Salvador. A sinalização ao redor das escolas municipais de bairros como Cajazeiras, Itapuã, Cabula, Centro, Cidade Baixa, Liberdade, Orla, São Caetano, Pirajá e Subúrbio Ferroviário, será reforçada para promover uma travessia mais segura. 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom 

Skip to content