Maio Amarelo: circuito de bike infantil conscientiza crianças no Farol da Barra

O domingo (15) foi de muita diversão e aprendizagem sobre duas rodas no Farol da Barra. O circuito infantil de bike, promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atraiu a garotada com brincadeiras e atividades educativas sobre trânsito. A atividade faz parte da programação que a Prefeitura de Salvador montou para o Maio Amarelo de 2022 e atraiu cerca de 300 pessoas, entre crianças, pais e curiosos, que passavam pelo local.

As crianças circulavam com as bikes por lombadas, parando em semáforos, tentando desvendar o significado das placas e obedecendo ao agente de trânsito. Com apenas 2 anos, o aniversariante do dia, João Paulo Arrussul, roubou a cena. Apesar da pouca idade, o pequeno chamou atenção pela desenvoltura na sua bicicleta de equilíbrio.

“Sempre gostou de bicicleta, acho que vai ser ciclista. Até por isso acho muito importante uma ação dessas porque vai debatendo as questões do trânsito”, explica Ivanildes Justo, mãe de João Paulo, que foi um dos sortudos a ganhar uma das bicicletas sorteadas durante a ação.

Já que as bicicletas da casa onde mora são “de adulto”, Maria Eduarda Garcia, de 6 anos, foi ao circuito para poder aprender a pedalar com uma bicicleta do seu tamanho. “[Estou] animada pra poder pedalar, porque eu nunca pedalei na vida. Vim aprender com a bicicleta de rodinha”, disse a garota.

“Acho importante para as crianças aprenderem sobre o trânsito desde cedo e já crescerem sabendo o que fazer ou não. Já me sinto mais tranquila sabendo que ela vai ter essa noção”, comenta a mãe, Fernanda Garcia.

Além do circuito, os pequenos puderam participar de brincadeiras, apregoar plaquinhas educativas em suas bikes e fazer desenhos acerca do tema trânsito. “A população teve uma ótima aceitação e entendeu a importância de promover a educação para o trânsito dessa forma lúdica. Prova disso foi a quantidade de pais e crianças nos pedindo para fazer esse evento com frequência. Por isso, vamos levar essa ação para outros locais da cidade ao longo deste ano”, afirmou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Respeito – Durante o evento, as crianças não só aprenderam, mas deram bons exemplos sobre como exercer seus direitos e deveres nas vias. “Noção de orientação e espaço, respeito ao outro, resiliência. As crianças nos mostram que é possível conviver harmoniosamente no trânsito”, disse a gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos.

Maio Amarelo – Este ano, a campanha Maio Amarelo trouxe o tema “Juntos Salvamos Vidas”. A proposta é mostrar como todos que compõem o trânsito, aliados aos órgãos públicos, podem contribuir para a segurança viária. Durante todo este mês, a Transalvador realiza diversas ações que focam na sensibilização e no alerta sobre a importância da segurança viária como forma de preservar vidas.

O órgão mantém ainda uma parceria com Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. A autarquia municipal conta ainda com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT) da capital baiana.