Logo Prefeitura de Salvador

Maio Amarelo: Transalvador promove palestras para condutores sobre trânsito seguro

Foto: Otávio Santos/Secom

Com o objetivo de apresentar as atualizações legislativas, bem como as práticas responsáveis na direção e conduta defensiva no trânsito aos motoristas e condutores, a Transalvador realizou uma palestra educativa para os funcionários da empresa CBS Hidrosistem, na manhã desta quarta-feira (10). A iniciativa faz parte do programa Condutor Cidadão e contempla empresas privadas e órgãos públicos, instalados na capital baiana.

De acordo com a Transalvador, os acidentes de trânsito envolvendo empresas acontecem, na maioria das vezes, durante o deslocamento do funcionário ao sair de casa, em direção ao local de trabalho ou vice-versa. “Os acidentes ocorrem quando o condutor está se deslocando, fora do exercício de sua função, daí a necessidade de conscientização desses condutores, com o objetivo de reduzir os riscos”, explica o chefe do Setor de Campanhas Educativas do órgão, Lenildo Azevedo.

Durante a palestra, o agente fez uma demonstração com um dos participantes, mostrando a maneira eficaz de usar o capacete de proteção. “O fato de ter a informação, mas não a colocar em prática da forma correta também resulta em acidentes, por isso, é tão importante demonstrar também na prática como deve ser feita essa proteção”, conta.

Cerca de 32 motoristas e condutores de carros e motos participaram da capacitação. Dentre eles, o motoboy Luiz Roberto Souza, de 38 anos, que fala sobre a vivência da profissão e os benefícios que a palestra irá agregar no dia a dia. “A profissão em si já é um pouco perigosa. Tem pouco tempo que sofri um acidente, então essa iniciativa é importante, pois vai me dar mais consciência no trânsito. Com certeza vou dedicar mais atenção à condução do veículo e minha proteção”, relata o condutor.

Maio Amarelo – Desde o lançamento da campanha Maio Amarelo 2023, que está completando 10 anos, três empresas já receberam o projeto, atingindo cerca de 352 condutores. A campanha deste ano tem como tema “No Trânsito, escolha a vida”, destacando que a preservação de vidas deve sempre ser o foco das ações no trânsito, seja como condutor, ciclista, motociclista ou pedestre.

Reportagem: Letícia Silva/Secom

Skip to content