Logo Prefeitura de Salvador

Maio Laranja: Crianças participam de ação especial no CEU de Valéria

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Como parte da programação da campanha Maio Laranja, uma turma de 30 crianças da Escolab Subúrbio 360 foi beneficiada com atividades dos projetos “Tenda de Brincadeira” e “Mentes Criativas”, realizadas na manhã desta sexta-feira (12). Meninos e meninas, com idades entre 8 e 11 anos, foram até a Biblioteca Municipal Nair Goulart, no CEU de Valéria, onde participaram de dinâmicas, dentro do eixo cultural que reforça o combate e prevenção do abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

Através do projeto “Mentes Criativas” que visa fomentar a escrita, leitura e interação entre crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, Gabriel Santos, 10 anos, aluno do 4º ano, escreveu as primeiras frases do livro que deu nome de “A bruxa Doida”. 

“Vou contar sobre a vida dela, que era bem maluquinha, e a minha história aborda sobre a importância de prestar atenção na hora de fazer alguma coisa. É sobre concentração”, explicou o jovem autor, enquanto fazia as ilustrações da própria obra.

Ao lado, a colega Grazielle Machado, 11 anos, ilustrava a trama do livro que intitulou de “Chapéu Voador”. Nas primeiras páginas, a menina contava a história de uma madame bruxa que transformou seu animal de estimação em um chapéu. 

Preocupada com a questão ambiental, a garota explicou ter escolhido o tema do livro com objetivo de alertar que animais não podem ser mortos para virarem casacos ou acessórios. “Ela fez isso e o chapéu vivia voando, nunca parava na cabeça. É uma espécie de castigo por ter matado o bichinho”, afirmou a pequena escritora. 

O coordenador da Biblioteca Municipal Nair Goulart, José Antônio Santana, explicou sobre a dinâmica do projeto. “Estimulamos os alunos para construírem suas histórias com imagens, fazer o próprio livro e criar a própria história. Esse trabalho vai estimular a criatividade das crianças”, destacou. As apresentações e atividades do projeto seguem nos dias 16 e 17 nos espaços culturais e de leitura da cidade. 

Para a professora de Linguagem e Raciocínio Lógico da Escolab Subúrbio 360, Sandra Calmon, as atividades estimulantes da leitura e escrita são fundamentais para as crianças expressarem seus sentimentos. “São ferramentas para movermos a garotada ao mundo imaginário e de lá fazer a leitura do mundo dela. Como Paulo Freire dizia, a gente tem que criar possibilidades para que a criança leia o mundo onde vive. Aqui estamos treinando o desenho, a escrita, o gestual e tudo isso faz parte do aprendizado”, pontua a docente, que leciona para estudantes do 3º ao 6º ano. 

Maio Laranja – A campanha Maio Laranja tem o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. Em Salvador, reúne ações da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância (SPMJ), em parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM) e Casa Civil.

Skip to content