Mais de 2,4 mil gestantes do Mãe Salvador não retiraram cartão de transporte

Mais de 2,4 mil gestantes cadastradas no Programa Mãe Salvador ainda não compareceram aos postos de saúde para fazer a retirada do cartão que garante o acesso gratuito no transporte público da capital. O Salvador Card – Bilhete Identificado é concedido para futuras mamães com objetivo de garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades de saúde para realização do pré-natal.

No total, cada gestante tem direito a 30 passagens de ônibus. Além disso, as mamães que completarem o ciclo do pré-natal terão acesso ao benefício natalidade (enxoval). O cartão do transporte pode ser retirado pelas gestantes cadastradas no posto de saúde onde as mesmas realizam o acompanhamento pré-natal.

Implantado em 18 de novembro do ano passado, o Programa Mãe Salvador já cadastrou mais de 8 mil gestantes na cidade. No mesmo período, cerca de 5 mil cartões do Salvador Card já foram confeccionados para as beneficiárias.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Abdon Brito, convoca as gestantes que ainda não retiraram o cartão do transporte para comparecer aos postos de saúde, para ter acesso ao benefício assegurado pela Prefeitura de Salvador. “O objetivo do programa é ampliar a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitar o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho por meio do transporte público”, explicou.

Atualização cadastral – Além das mulheres que ainda não compareceram aos postos para retirada do Salvador Card, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está impedida de emitir o benefício para cerca de 300 gestantes por conta da ausência do preenchimento do CPF das mesmas no formulário de inscrição. Para regularizar a situação cadastral, as beneficiárias podem buscar os postos de saúde da rede básica de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h.

A lista com o nome das futuras mamães que necessitam atualizar o cadastro está disponível no site da SMS. “Sem a atualização desse cadastro, a Atenção Primária não consegue dar sequência à emissão do cartão de transporte e a gestante fica impedida de ter acesso ao benefício. O processo de atualização cadastral é rápido e pode ser feito em qualquer posto de saúde”, completou Brito.