Mais de 2 mil adolescentes comparecem aos postos para 3ª dose contra Covid-19

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (6) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Durante este primeiro dia de ampliação do público, foram vacinados pouco mais de 2,2 mil adolescentes em 69 unidades de saúde da capital baiana.

Vítor Coutinho, 12 anos, compareceu ao 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, localizado na Avenida Centenário, nos Barris, para receber a dose de reforço. “Acho importante para a prevenção da doença. Já voltamos para a aula normal, presencial, a gente já pode ficar sem máscara, então temos que nos proteger. Eu apoio e a maioria dos meus colegas também”, disse.

Maria Graziele de Brito, 17 anos, também recebeu a 3ª dose e reforçou a importância do ciclo completo de imunização. “Acho que o movimento contra a vacina é ignorância. Meu irmão teve covid e deu um susto em toda a família. Não é só sua vida que está em jogo, mas a vida de todo mundo com quem você convive”, alertou.

Para receber a vacina, os adolescentes devem estar acompanhados pelo pai ou mãe, ter seu nome registrado no site da SMS (www. saude. salvador. ba. gov. br), apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou mãe com quem estiver no ato da vacinação, além de portar seu próprio documento de identificação (original e cópia), a caderneta de vacinação e o Cartão SUS de Salvador.

Já o adolescente desacompanhado do pai ou da mãe também precisa ter seu nome no site e estar acompanhado por um responsável maior de 18 anos no ato da vacinação. Além disso, deve apresentar o Formulário de Vacinação (disponível para impressão no site da SMS) preenchido e assinado pelo genitor ou genitora, a cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, original e cópia do próprio documento de identificação e originais da caderneta de vacinação e do Cartão SUS de Salvador.