Mais de 4 mil profissionais da saúde já receberam a 3ª dose contra Covid-19

A manhã desta terça-feira (5) foi movimentada no 5º Centro de Saúde, nos Barris. O local foi um dos pontos de vacinação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde do município. Até as 12h, o reforço havia sido aplicado em mais de quatro mil pessoas pertencentes a esses grupos.  Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista que pode ser consultada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

O psiquiatra e médico sanitarista Ronaldo Jacobina chegou a enfrentar a fila para receber o imunizante da Pfizer/BioNTech, mas como estava sem o cartão de vacinação e com problemas para acessar a Carteira de Vacinação Digital, precisou retornar em outro momento para se vacinar. No entanto, fez questão de afirmar o respeito que tem pela vacinação, reforçando que voltaria logo para completar o ciclo vacinal.

A enfermeira Cíntia Maria Maia também recebeu o reforço e agradeceu por este momento. “Fico muito tranquila e feliz. Moro com minha mãe, que é idosa, então o reforço é mais do que necessário”.

Profissional de odontologia, Jandira Fernandes considerou fundamental a vacinação, já que os dentistas atendem os pacientes sem máscara e as vias aéreas são os principais transmissores do vírus. “É a segurança de que a gente pode trabalhar com mais tranquilidade”.

Outros postos – Além do 5º Centro, o público da 3ª dose também conta com os drive-thrus do Shopping Bela Vista, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Parque de Exposições (Paralela) e FBDC Cabula.

Outra alternativa são os pontos fixos, localizados na USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO – ENTRADA F0 – das 9h às 16h), USF Beira Mangue, USF Vale do Matatu, USF São Cristóvão, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Imbuí e USF Cajazeiras V.

Demais públicos – A oferta da 1ª dose contra a Covid-19 segue normal, com repescagem para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais; além de jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência. Prossegue ainda a aplicação da 2ª dose dos imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac, e a 3ª dose para idosos e pacientes em hemodiálise.

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feita de forma gradativa.

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/. É necessário informar o nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira dose e telefone de contato.

Após esta etapa, é preciso aguardar o contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.