Mais Médicos auxilia expansão da Atenção Básica na capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na tarde de terça-feira (5), o acolhimento dos profissionais estrangeiros que fazem parte do 2° ciclo do Programa Mais Médicos e que atuarão na capital baiana. O encontro objetivou apresentar o trabalho da atenção básica dentro das unidades, bem como a situação epidemiológica e as especificidades de cada região da cidade.

No primeiro ciclo do programa, Salvador foi contemplada com 18 médicos, sendo seis deles estrangeiros. Já para esta segunda fase, o município recebeu 11 médicos (um boliviano e dez cubanos). Esses novos profissionais integram o Projeto de Expansão da Atenção Básica, que pretende implantar mais 11 novas equipes de Saúde da Família até dezembro e outras 19 no primeiro trimestre de 2014.

Mesmo com a adesão do município ao Mais Médicos, ao Programa de Valorização na Atenção Básica – Provab (a capital baiana conta com 62 profissionais do programa) e convocação de todos os médicos de Saúde da Família aprovados no concurso público realizado em 2011, a rede municipal ainda tem um déficit de 56 generalistas. Por este motivo, a pasta solicitará ao Ministério da Saúde mais 38 intercambistas, no 3º ciclo do Programa, para atuar em Salvador.