Mais mil pessoas são sorteadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida

A partir de segunda-feira (04), a Coordenação de Habitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) começa a receber a documentação das mil pessoas contempladas no sorteio eletrônico do programa Minha Casa Minha Vida, realizado na manhã desta terça-feira (29), na sede da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), em Ondina. Os sorteados inscreveram-se no programa através da Prefeitura, acessando o site www.casavida.salvador.ba.gov.br, onde será divulgado o agendamento para entrega dos documentos e comprovação das informações prestadas no formulário de inscrição.

MINHACASAMINHAVIDA2910

De acordo com a coordenadora de Habitação da Sindec, Elaine Menezes, o sorteio obedece aos critérios estabelecidos pela Portaria nº 610 de 26 de dezembro de 2011, do Ministério das Cidades, e as determinações do Conselho Municipal de Habitação. Pela portaria federal, têm prioridade mulheres chefes de família, quem vive em área com risco geológico ou insalubridade e pessoas deficientes. Na esfera municipal, tem maiores chances quem estiver em área em situação de conflito fundiário, participar de movimentos sociais e viver em condição de aluguel social.

Também podem ser beneficiados pelo programa cidadãos cuja família tenha renda de até R$ 1.600. O sorteio eletrônico é feito de forma randômica (aleatória), envolvendo todas as pessoas que, de acordo com as declarações no formulário de inscrição, atendem aos critérios do programa. Um total de 120 vagas foi destinado especialmente para idosos e deficientes, sendo 60 para cada grupo. Segundo a coordenadora da Habitação, idosos e deficientes que ficaram fora da lista específica continuam a concorrer na lista geral do sorteio. Ou seja, eles têm a chance dupla de serem contemplados.

Ainda de acordo Elaine, os nomes dos sorteados não serão divulgados de imediato porque é preciso fazer ajustes na lista, como colocar em ordem alfabética e limpar dados confidenciais, a exemplo do número de documento. Além disso, é preciso organizar o agendamento para que as pessoas possam se dirigir, com a devida documentação, à sede da  Sindec, localizada na Avenida Vale dos Barris, 125, ao lado da Transalvador. Ela explica que o número de imóveis sorteados corresponde ao número de unidades habitacionais disponibilizadas para Salvador pelo Minha Casa, Minha Vida, programa coordenado pelo governo federal.

Algumas pessoas compareceram à sede da Cogel para acompanhar o sorteio. Entre elas estava a pensionista Dilma Evangelista dos Santos, 63 anos. Com cada vez mais dificuldades de pagar o aluguel da casa onde mora no bairro das Cajazeiras, ela se inscreveu no programa em busca de realizar o sonho da casa própria. “Antes fazia faxina para ajudar a pagar, mas agora não tenho mais condições. Minha esperança é conseguir uma casa do programa”, revela.

Segundo Elaine Menezes, se os contemplados não atenderem aos critérios, novas pessoas serão chamadas para substituí-las. As inscrições para o programa continuam abertas através da Internet e podem ser feitas no site www.casavida.salvador.ba.gov.br, ou ainda pelo Portal da Prefeitura, no www.salvador.ba.gov.br. Quem preferir, pode comparecer pessoalmente na sede da Sindec ou ligar para o telefone (71) 3173-8700.