Logo Prefeitura de Salvador

Mané Dendê estimula comunidade de Ilha Amarela a preservar espaços públicos 

As mudanças realizadas pelo projeto Novo Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário, já são realidade e fazem parte do dia a dia dos moradores da região. A primeira etapa das intervenções foi entregue em setembro passado e contou com a instalação de pista de caminhada, ciclovia, quadra poliesportiva, quiosques, equipamentos de ginástica, parquinho infantil e uma ampla área de lazer na Via Tronco, em Ilha Amarela. 

A ocupação destes espaços de forma consciente permite a conservação dos equipamentos para o uso comum. Desta forma, a prática de atividades ao ar livre, a integração e convívio social foram estimulados junto aos moradores, proporcionando uma maior qualidade de vida para as famílias beneficiadas. 

Diego Nascimento, 33 anos, nascido e criado no bairro de Ilha Amarela, é agente de varrição da Limpurb e faz questão de curtir os novos espaços de lazer entregues, sempre sinalizando aos vizinhos a importância de cuidar dos locais, principalmente quando o assunto é manter a área limpa e preservada. “Eu adoro jogar bola e sempre conscientizo os moradores a jogar o lixo na lixeira, trazer o seu saquinho. Quando a galera do baba termina o jogo, rola a resenha, a gente junta o lixo e coloca nas lixeiras. Graças a Deus, todo mundo já pegou o ritmo.”, declarou. 

Educação – O projeto Novo Mané Dendê, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), realiza diversas atividades educativas para sensibilizar a população local. A equipe de educação ambiental dialoga com moradores e lideranças sobre a necessidade de cuidar dos espaços públicos. Além disso, o PEA criou os Núcleos Âncoras, que são formados pelos representantes locais das associações de moradores, da comunidade escolar e também da área da saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).  

“Os Núcleos Âncoras estão sempre em movimento dentro das comunidades para definir estratégias e ações em prol do meio ambiente. Todas as tomadas de decisões são realizadas com referência na realidade local de cada grupo de participantes”, explicou o gerente ambiental Danilo Sobrinho. 

O Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo atividades educativas integrativas, oficinas de capacitação e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do subúrbio.  

Transformação – O projeto Novo Mané Dendê corresponde a primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. 

Criado: 06 Janeiro 2023

Skip to content