Logo Prefeitura de Salvador

Manutenção preventiva minimiza impactos das chuvas na cidade

Com as chuvas ocasionais e intensas comuns nesta época do ano, alguns pontos da capital baiana podem sentir o prejuízo do descarte irregular de lixo, que afeta o funcionamento do sistema de drenagem. A Secretaria de Manutenção (Seman), responsável por manter os sistemas aptos a receber as águas pluviais, estima que a maioria dos alagamentos em Salvador ocorre em função do descarte incorreto dos resíduos sólidos. 

Dentre os serviços executados pela Seman com o intuito de evitar o comprometimento do sistema de drenagem da cidade, está a desobstrução e o jateamento das galerias. Até outubro esta ação foi executada em 322 km do sistema da capital. A pasta também limpou 93 canais em toda a cidade, apenas neste ano. Este total é equivalente a manutenção de 22,2 km de rede. 

A limpeza de caixas coletoras e demais componentes é outra ação que busca minimizar os efeitos do descarte irregular de lixo, tendo sido executada pelas equipes da pasta em 18.669 unidades até setembro. 

Impacto – O titular da Seman, Luciano Sandes, explica que o acúmulo de resíduos no sistema gera uma série de problemas para os soteropolitanos, inclusive relacionados ao bem estar nas ruas e avenidas da cidade. 

“A colaboração do munícipe é fundamental, pois identificamos que na maioria das vezes os problemas de alagamento são provocados pelo descarte irregular de lixo em vias públicas e nos canais, seja nas margens ou diretamente no rio. Ou seja, as obstruções não são causadas pela falta de manutenção, mas por um grave problema socioambiental. Se não fizéssemos esse trabalho preventivo, as dificuldades para a população seriam ainda maiores”, detalhou. 

A recomendação municipal é que os cidadãos atentem aos dias e horários de coleta de lixo em suas comunidades para depositar os resíduos na caixa coletora. Outra alerta feito pela Seman é que os cidadãos não façam o descarte destes resíduos em locais impróprios, sobrecarregando a rede de drenagem e, até mesmo, fazendo com que estes resíduos sejam levados pela água da chuva até canais e córregos e posteriormente até o mar, poluindo o ambiente.

Criado: 10 Novembro 2022

Skip to content