Maratona Hack@Schools da Nasa movimenta estudantes em São Caetano

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Space Terra, hub de conexão de projetos de impacto, e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), lançou, nesta quinta-feira (12), a Maratona da Nasa Hack@Schools. A primeira edição do Brasil acontece na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, em Capelinha de São Caetano, até o próximo sábado (14). Com o apoio do Consulado EUA Rio, o evento interage com a inovação.

Durante os três dias de jogos, 100 estudantes do Ensino Fundamental II participam de uma trilha educativa chamada “Space Terra Talks”. O objetivo do evento é fomentar o interesse e aprendizado em ciências, inovação e tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, aeroespacial e empreendedorismo, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades nos jovens para resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Presente no lançamento da competição, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que os jovens são agentes de soluções importantes para a sociedade. “Dessa forma, parcerias como essas não só trazem conhecimento, mas também a esperança para que essas crianças e jovens possam ter novas oportunidades de vida, de um futuro com melhores condições de emprego. Aqui, meninos e meninas vão fazer ciência, discutir problemas, desenvolver tecnologia, e também construir caminhos. Agradecemos à Nasa e esperamos ter ações como essa em mais escolas de Salvador”, disse.

Amante da ciência, o aluno do 9º ano, Alan Azevedo, de 14 anos, se surpreendeu com o projeto e destacou a emoção de participar da maratona. “Esperava que fosse apenas legal, mas só nessa apresentação percebi a grandiosidade do evento. Confesso que estou emocionado e cheio de expectativa. Já tenho tudo na mente projetado, mas ainda não posso revelar. Estou ansioso para o início da competição. Será uma grande oportunidade de apresentar nossas ideias e mostrar a nossa capacidade de criação”, disse.

Solução criativa – Durante o evento, serão formadas 25 equipes, com quatro alunos, sendo necessário haver dois meninos e duas meninas em cada composição. Os estudantes receberão orientação de um professor, para apresentar uma solução criativa e inovadora dentro de dois desafios a serem escolhidos, denominados Desafio da Terra ou Desafio Space.

Representante da Nasa em Salvador, Leka Atori ressaltou o objetivo da Hack@Schools. “Nossa missão é buscar solucionar problemas. Trazemos desafios relacionados à Terra e ao espaço no contexto de tudo que a humanidade está passando. A gente espera passar essa metodologia, mas que também eles consigam trazer bons projetos. A intenção é deixar um legado.”

O titular da Smed, Marcelo Oliveira, destacou a capacidade do soteropolitano de solucionar problemas com ideias inovadoras. “Nossa capacidade de inventar e engenhar é imensurável. Então, a chegada da Nasa em nossas escolas é um marco. Nesse projeto, os alunos irão se deparar com problemas reais e serão propostos desafios de procurar soluções, com acervo de dados, consultas, discussão, fazendo o uso contínuo da inteligência. Isso é fantástico!”, opinou.

Conteúdo dinâmico – O diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, destacou as novas oportunidades sociais que surgem com o desenvolvimento de projetos como esse. “Essa é uma ideia que utiliza a criatividade, dando a chance de os alunos conhecerem o que está acontecendo no mundo. É muito importante utilizar o aprendizado do dia a dia das salas de aula, mas é essencial esse tipo de acesso, que traz um conteúdo rápido, dinâmico, nos estalar dos dedos. Esses jovens são o futuro e é muito bom poder viver esse momento de abertura de oportunidades, para que os alunos possam conhecer novas profissões e vislumbrar diferentes caminhos”.

O gerente regional de educação, Frederico Wegelin, explicou o critério de escolha utilizado para participação da Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes. “Essa instituição se enquadra nos critérios de quantidade de alunos, disponibilidade de professores e infraestrutura pronta para receber o evento. A parceria da gestão também influenciou na escolha, queríamos que houvesse um envolvimento do corpo docente no que tange a iniciativas de projetos inovadores e criativos. Após a maratona, a comunidade escolar da Capelinha de São Caetano vai entender a importância da instituição, aprendizagem, matemática e ciência. A finalidade é mostrar para todos que nossos jovens são capazes de chegar onde quiserem.”

Etapa internacional – As equipes vencedoras participarão nos dias 1º e 2 de outubro do hackathon internacional “Nasa Space Apps Salvador”, que, na sua 5ª edição na cidade, reunirá pessoas envolvidas com a inovação e criatividade para apresentar os desafios encontrados, propostos pela Nasa. As equipes do Hack@Schools vão concorrer com demais equipes do “Nasa Space Apps Salvador”, podendo chegar à etapa mundial.