Logo Prefeitura de Salvador

Maratona Salvador tem esquema especial de serviços

Para a realização da Maratona Salvador no próximo domingo (25), a Prefeitura montou um esquema envolvendo órgãos municipais, com o objetivo de oferecer mais conforto aos atletas e ao público que vai conferir a competição, que começa às 5h, com largada no Parque dos Ventos, na Boca do Rio. 

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) irá disponibilizar um efetivo de 20 agentes que já estarão posicionados no sábado (24), no Parque dos Ventos. No dia seguinte (25), serão empregados 24 guardas distribuídos em pontos estratégicos, entre a Barra e Itapuã, além de 36 homens e mulheres da GCM na praça de celebração, onde ocorrerão as premiações e o show ao final do evento. 

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai disponibilizar 70 agentes para trabalhar na operação especial montada para a maratona. As interdições serão iniciadas a partir das 2h da madrugada de domingo (25) e serão realizadas com a utilização de vários recursos operacionais, de acordo com a especificidade de cada trecho, tendo em vista que, a prova será realizada ao longo da orla, passando por áreas residenciais, comerciais e de lazer, no trecho de orla entre a Barra e Itapuã. O tráfego será liberado de forma progressiva, de acordo com o andamento da competição. 

Transporte – Devido às interdições de trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai alterar o itinerário dos ônibus que passam por todo o trecho de orla da cidade, das 5h às 13h. Agentes de trânsito e transporte estarão em toda a região para orientar os usuários sobre as mudanças. A operação de transporte será normalizada tão logo as vias sejam liberadas para o tráfego.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) estará com uma operação especial de recolhimento de copos de água durante o percurso dos 42km da maratona. A ação ocorrerá com a disposição de caixas contêineres nos pontos de hidratação e agentes de limpeza efetuando a manutenção. Ao final da prova, um caminhão compactador passará recolhendo os resíduos provenientes das caixas contêineres dispostas no percurso.

Para operacionalizar o evento, aproximadamente 220 agentes de limpeza realizarão serviços de varrição e coleta nos eventos que vão acontecer em paralelo à prova.  Também será instalado um estande da Limpurb, em parceria com a Battre, Águas Claras Ambiental e Sotero, no Parque dos Ventos. O estande estará aberto no sábado, a partir das 16h, e no domingo, a partir das 5h. Este ponto tratará sobre a diferença de aterro e lixão, resíduo e rejeito, abordar sobre o projeto de Créditos de Carbono e efetuar a entrega de mudas de plantas. 

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá duas motolâncias acompanhando a Maratona Salvador. Uma base descentralizada na Boca do Rio vai ficar de retaguarda para atendimento imediato de possíveis ocorrências do evento. 

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informa que os ambulantes que atuam no passeio, entre a orla de Itapuã até a Barra, deverão encerrar suas atividades até às 23h59 do próximo sábado (24), devido à realização da Maratona Salvador. Agentes da Semop estiveram nas ruas, no último fim de semana, orientando os vendedores.

Realização – A Maratona Salvador reúne competidores nas categorias geral, nos 5K, 10K, 21K e 42K, e pessoas com deficiência (PCD) nos 21K e 42K. Cinco mil atletas devem participar do evento, que terá atrações como FitDance e o show do Olodum, encerrando a competição. 

A edição 2022 é realizada pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria de Promoção Social de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Federação de Atletismo (FBA). O evento conta com a parceria do Shopping da Bahia, Mater Dei – Hospital Salvador, Sicoob, Guebor e Accor – Live Limitless, além do apoio institucional da UCI Orient de Lux, Alô Alô Bahia e Jornal Correio.

Criado: 23 Setembro 2022

Skip to content