Março Mulher intensifica ações em prol da população feminina de Salvador

Para intensificar as ações de prevenção, cuidado e promoção da saúde da mulher, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), levam a campo o Março Mulher. A iniciativa vai oferecer exames preventivos, vacinação contra doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, encaminhamento para mamografias e laqueadura, dentre outros.

Formado por ações e serviços intersetoriais, o Março Mulher terá início no dia 4 de março e se estende ao longo do mês, com atividades em diversos pontos da capital baiana. Dentre as ações de atenção à mulher oferecidas estão serviços municipais de diagnóstico e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Mulheres cisgênero heterossexuais, lésbicas e bissexuais, com idades entre 25 e 64 anos vão poder realizar exames preventivos a cada três anos; já as de 50 a 69 anos farão mamografia a cada dois anos. Mulheres transexuais e travestis podem desenvolver câncer de mama, logo, também devem procurar avaliação médica.

Dentre as demais ações previstas na iniciativa para promover o Mês da Mulher, consta a iluminação cênica dos pontos históricos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Além disso, haverá a plotagem de carros oficiais e atividades culturais.

Cronograma – O lançamento do Março Mulher acontece no próximo dia 4, com a presença dos secretários Leo Prates (SMS) e Fernanda Lordêlo (SPMJ), além da biomédica e pesquisadora Jaqueline Goes. Já entre os dias 7 e 11 de março, o Center Lapa recebe a ação intersetorial A Voz da Mulher, que envolve ações de saúde, como atendimento cinco, aferição de sinais vitais, testagens e ações preventivas. Além disso, no dia 10 de março, às 14h, ocorre uma palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e mama, com a enfermeira Dandara Santos Silva.

O Shopping da Bahia também integra a iniciativa recebendo, entre os dias 7 e 24 de março, ações como exposições fotográficas, orientação através do programa Alerta Salvador, da SPMJ, empreendedorismo feminino, atendimento clínico e palestra sobre prevenção ao câncer de colo de útero e mama.

A iniciativa engloba ainda intensificação das ações às mulheres em 60 unidades de saúde, incluindo pelo menos um sábado ao mês; ações de atenção especializada, itinerantes e de enfrentamento à violência; urgência e emergência; Rede Cegonha; informações acerca do Programa Mãe Salvador; e ampliação de cirurgias eletivas e exames voltados a saúde sexual e reprodutiva, dentre outras atividades.