Logo Prefeitura de Salvador

Março Mulher movimenta Caps Ad com roda de conversa e música

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD, localizado em Pernambués, promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), uma série de ações dentro da programação do Março Mulher, marcando o Dia Internacional, celebrado na última terça-feira (8). 

A programação teve início com a roda de conversa ‘Prosa e rosa com a mulherada’, seguida de uma apresentação da banda do Caps, que comemorou oito anos de criação. O evento contou ainda com a participação do DJ e agente comunitário Anderson Martins, que atua na USF Claudelino Miranda, no Resgate. 

Para Jamile Oliveira, coordenadora do Caps AD, a celebração é importante para que os pacientes se sintam sujeitos ao próprio empoderamento. “Temos mais pacientes homens, mas decidimos trazer o Março Mulher como forma de reconstruir juntos o cuidado com o feminino. No caso das pacientes mulheres, o objetivo é mostrar que elas pertencem à sociedade, como forma de reduzir danos”, comentou. 

A psicóloga do Caps, Caliandra Machado, foi a responsável por mediar a conversa inicial. Para ela, o momento é uma oportunidade para as assistidas trocarem experiências. “Nesse diálogo, é possível falar sobre como é ser mulher na sociedade, abrindo espaço para elas falarem sobre si e para que uma possa fortalecer a outra”, explicou. 

Banda– O paciente Gustavo Mesquita foi um dos responsáveis pela criação da banda, que funciona como uma oficina de reabilitação, através da música dentro do Caps. Segundo ele, a música vem com uma trajetória de ressocialização do grupo. “A banda está presente em tudo que a gente comemora, com o envolvimento de todos. São oito anos criando formas diferentes de usar os nossos recursos, para levar a arte e a alegria para onde vamos. É a nossa terapia”, resumiu. 

A paciente Cátia Soares frequenta o Caps há mais de três anos e, para ela, o evento é um meio de interagir com os pares. “A gente ficou muito afastado, com a pandemia, o que foi complicado. Esse retorno está sendo muito bom, estou muito feliz”, comemorou.  

A gerente do Multicentro Carlos Gomes, Léa Dórea, esteve presente no evento para conhecer o trabalho do Caps e fortalecer a rede de apoio psicossocial da Prefeitura. “Estamos ampliando as ações do Multicentro e teremos um ambulatório de saúde mental, então a parceria com os Caps é importante. Dessa forma, podemos identificar o público que vamos receber, acolher da melhor maneira, para prestar o melhor serviço”.

Skip to content