Logo Prefeitura de Salvador

Março Mulher: Praça dos Mares recebe feira de saúde nesta quarta (22)

Após passar pelos bairros do Uruguai, Periperi e Boca do Rio, beneficiando centenas de soteropolitanas, a Praça dos Mares, na Cidade Baixa, receberá a Feira de Saúde nesta quarta-feira (23), a partir das 8h30. A iniciativa faz parte da programação do Março Mulher e foi construída em conjunto pelo coletivo de serviços que atendem a população em situação de rua com atuação no Distrito Sanitário de Itapagipe: Centro Pop Mares, Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP), Programa Corra pro Abraço, Distrito Sanitário Itapagipe, Consultório na Rua Itapagipe, Ponto de Cidadania Itapagipe e Unidade de Acolhimento Adulto. 

Na Feira de Saúde serão oferecidas oficinas de orientação em saúde sobre Planejamento familiar; infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) e orientações sobre o cuidado com a saúde da mulher. Com o intuito de ampliar o acesso às estratégias de cuidado e prevenção, serão promovidas oficinas de promoção e educação em saúde sobre as temáticas pertinentes à saúde da mulher. A ação prevê a distribuição de um kit lanche e de ações de autocuidado. 

A atividade ainda permitirá a realização de testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e hepatite, além de ter aconselhamento profissional, dispensação de preservativos e impressão do cartão SUS com nome social para mulheres trans e travestis. Palestras, orientações e atendimento do Auxílio Brasil e exames de rastreamento de câncer bucal e alterações da mucosa também fazem parte da programação. 

Outros locais – Com o tema “Saúde para todas as mulheres”, a programação do Março Mulher segue com ações de saúde intensificadas nas unidades de Urgência e Emergência durante este mês: salas de espera com temáticas diversas sobre os direitos da mulher; disponibilização de kits informativos e folders educativos sobre prevenção de IST’s; oferta de preservativos; orientações e informações sobre cuidados preventivos à saúde da mulher estão dentre os outros serviços disponíveis. Todas as atividades podem ser conferidas no site www. saude. salvador. ba. gov. br/marco-mulher .

Skip to content