Logo Prefeitura de Salvador

Março Mulher promove feira de saúde itinerante no Uruguai

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, durante toda esta quarta-feira (16), uma feira de saúde itinerante para mulheres, dentro da programação do Março Mulher. A iniciativa, realizada em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), acontece no Outlet Center, no Uruguai, onde é possível realizar testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e hepatite, além de ter aconselhamento profissional, dispensação de preservativos e outros serviços. 

Além disso, também é possível imprimir o cartão SUS com nome social para mulheres trans e travestis. São ministradas palestras, orientações e atendimento do Auxílio Brasil e exames de rastreamento de câncer bucal e alterações da mucosa. 

Para o coordenador do Distrito Sanitário de Itapagipe, Sérgio Nogueira Filho, é de suma importância poder ofertar as consultas e atendimentos médicos e sociais ao público nos locais onde ele tenha acesso mais fácil. “O nosso objetivo é poder dar esse acesso àqueles que mais precisam, servindo cada vez melhor à nossa sociedade”. 

Segundo a coordenadora da Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, as feiras de serviço são importantes, pois muitas mulheres não conseguem ir ao posto nos horários de funcionamento. “Quando divulgamos, elas se programam para estar no dia. A variedade dos serviços também faz com que a população venha”. 

Especialmente nesta quarta, as ações da pasta vão contemplar as crianças, orientando sobre racismo com teatrinho de fantoches, cadastrando os jovens no programa Primeiro Passo e incentivando a vacinação infantil. Além disso, os servidores orientaram os presentes a respeito do programa Alerta Salvador, sobre violência contra as mulheres. 

Acolhimento– A dona de casa Victoria Carolina aguardava atendimento para a dentista acompanhada da filha Laura, de dois anos. Ela ficou sabendo no grupo da escola dos filhos e achou importante ter o atendimento no bairro. “Nem todo mundo tem condições, ainda mais se precisar ir longe de casa. É muito legal, a gente se sente acolhida, gostei muito”. 

A cozinheira Janete Sena procurou atendimento não só odontológico, mas também clínico. “Eu soube quando colocaram a informação nas redes sociais e aproveitei pra divulgar para as amigas. É bom ter essa ação perto de casa, ainda mais no mês da mulher. A gente se sente valorizada”, declarou.

Skip to content