Março Mulher: Saúde da Mulher Indígena é tema de webinário nesta sexta (10)

“Cantando as subjetividades das Tedzi (mulheres) Tuxá” é o tema do webinário Saúde da Mulher Indígena, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira (10), às 9h, em formato virtual. O acesso é livre, prioritariamente para o público feminino e trabalhadoras da Saúde, e pode ser feito através do link https://zoom.us/j/97720543166?pwd=OGFnODFZanIzYjZxdHRZZ1kvOExTdz09.

A palestra será ministrada por Itaynara Rodrigues Silva – Itaynara Tuxá, mulher indígena e militante do povo Tuxá. Ela é formada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogas(os) (Abipsi); psicóloga de Saúde Indígena e Referência Técnica de Saúde Mental do polo base de Ilhéus- Dsei/BA, além de mestranda em Saúde da População Negra e Indígena na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), e conselheira de Psicologia do XVII Plenário – CRP03.

A titular da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destaca a relevância social da iniciativa que, pela primeira vez, vai projetar luz na campanha Março Mulher para questões apresentadas por mulheres indígenas no cuidado com a saúde. “Temos a missão de tornar o Março Mulher cada vez mais inclusivo, contemplando mulheres de todas as etnias. Assim, podemos qualificar cada vez mais o SUS no âmbito de Salvador, e compreendermos, com respeito e dignidade, como tornar o cuidado integral com a saúde das mulheres indígenas mais próximo das demandas e necessidades que apresentam”, declara.