Logo Prefeitura de Salvador

Menos de 10% dos testes para Covid-19 são positivos na Upinha Barris 

Com pouco mais de duas semanas de funcionamento, a Upinha Barris, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Vale dos Barris, realizou 693 testes para detecção da Covid-19. No entanto, apenas 61 exames apresentaram resultados positivos, ou seja, menos de 10% dos procedimentos feitos.  

No quesito Influenza, mais de 370 exames foram realizados e, desse total, 19% (71) tinham reagente positivo para o vírus A e B. Ao todo, 1,2 mil pacientes foram acolhidos no período. A estratégia reforça a rede de atenção à saúde para casos de síndromes respiratórias gripais na capital baiana. 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o papel do equipamento voltado para pacientes com sintomas respiratórios. “A Upinha Barris reforça essa cultura do cuidado e prevenção que estamos fortalecendo na saúde. Estamos no outono, com chuvas mais frequentes, o que favorece o surgimento de problemas respiratórios pela oscilação de temperatura e pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo confinadas em ambientes fechados”, explica. 

A gestora reitera a importância de os soteropolitanos continuarem se vacinando contra a Covid-19 e contra a gripe, com imunizantes disponíveis nos postos de saúde. “A vacinação se mostrou como ferramenta eficaz contra a doença, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados ao vírus. Para evitarmos cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo”, completa Ana Paula. 

Com atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, o equipamento de saúde acolhe pacientes adultos com sintomas respiratórios e conta com consultórios médicos, consultórios de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a covid-19. São dez leitos de observação, um leito de sala vermelha e dez leitos de acomodação. 

Skip to content