Logo Prefeitura de Salvador

Mentorias ajudam universitários negros com autoconhecimento e planejamento de carreira

Como parte das ações do Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Mentorias para Universitários Negros tem ajudado estudantes de graduação, com orientações sobre o mercado de trabalho, projetos de vida e planos de carreira. Iniciado em junho deste ano, o projeto conta com 15 mentorandos de instituições certificadas com o selo, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Faculdade Maurício de Nassau, Unijorge, Unifacs e Faculdade Visconde de Cairu. 

A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e está estruturada em trilhas de aprendizagens, com mentorias em grupo e individuais, planejadas para o protagonismo negro e para que os jovens participantes desenvolvam o autoconhecimento e um maior entendimento sobre o mercado de trabalho. 

Nove mentorias em grupo já foram realizadas. As vertentes foram sobre racismo institucional, racismo e antirracismo no Brasil, a importância da diversidade étnico-racial nas organizações, análise de perfil comportamental, autoconhecimento e empoderamento, educação financeira, comunicação assertiva e liderança e trabalho em equipe. 

A secretária da Semur, Ivete Sacramento, destaca que a educação é um dos caminhos necessários para o combate à discriminação e transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. “Apesar do aumento de negras e negros universitários, ainda persiste um número muito pequeno em cargos de liderança. O projeto vem com esse propósito, pois possibilita a troca de vivências entre mentores, profissionais experientes e os mentorados, que são os universitários, levando-os a refletirem sobre si e seu espaço e encorajando-os a desvendar novos caminhos”, afirma. 

O coordenador de projetos e políticas da Reparação da Semur, Alison Sodré acrescenta ainda que, apesar do avanço dos programas sociais e do acesso às universidades, conquistado por meio das ações afirmativas, os jovens negros encontram dificuldade de apoio para concluir a graduação e planejar a sua vida profissional. “Esse projeto surge, justamente, para dar um suporte e um direcionamento nesse sentido a esses jovens”, conta. 

Este mês de novembro, foi finalizado o primeiro ciclo de mentorias e em dezembro a Semur prepara um encerramento, com a palestra de um profissional especializado. Já em 2023, uma nova temporada será aberta com a convocação de novos estudantes. 

Experiência – Participante do projeto, Tainan Alajobí, de 24 anos, conta como têm sido importantes as mentorias. Após ingressar no Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades da Ufba, em 2016, pensou em pedir transferência interna para o curso de direito, mas acabou descobrindo um mundo de possibilidades na atual graduação.

Atualmente, o estudante diz que não quer cursar direito, mas sim trabalhar com a garantia de direitos e com a gestão de políticas públicas. Para Alajobí, foi fundamental ter participado do processo de mentoria, no momento em que descobriu o que realmente desejava fazer e no espaço onde queria se desenvolver como profissional. 

“Eu precisava, de fato, de uma mentoria para me programar melhor em relação aos meus próximos passos. No momento, estou no processo de estruturar o meu plano de carreira e com muitas expectativas boas para o futuro”, afirma. 

O estudante de jornalismo Ítalo Oliveira também foi contemplado com as mentorias. No mês passado, realizou uma visita ao Salvador Shopping, onde pôde se reunir com o superintendente, gerentes e com a assessora de comunicação da organização. Ele conta que foi um momento de troca de experiências e informações, de orientação e de criação de network.

Para Glycia Pinto, coordenadora de RH do Salvador Shopping e mentora do projeto, trata-se de uma iniciativa que faz jus ao nome da Semur, com a proposição de inclusão e reparação. “Participar dessa iniciativa é participar da construção de um futuro mais diverso. Sem dúvida, uma oportunidade para aprendizados mútuos e um trabalho prazeroso. Que venham outros”. 

Selo da Diversidade – O Selo da Diversidade Étnico-Racial foi instituído pela Semur em 2007 e tem como objetivo conscientizar organizações privadas e incentivá-las a realizar, em conjunto com esferas públicas, políticas de inclusão e de reparação racial, promovendo a diversidade étnico-racial dentro das instituições. O programa certifica empreendimentos nas categorias Compromisso e Reconhecimento. Atualmente, 150 empresas estão certificadas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador.

Criado: 16 Novembro 2022

Skip to content