Logo Prefeitura de Salvador

Mercado Dois de Julho é reinaugurado após passar por reforma

Dentro da estratégia de valorização do comércio informal de Salvador, a Prefeitura entregou nesta quinta-feira (27) a requalificação do Mercado Municipal Dois de Julho. O equipamento está localizado em uma das áreas mais tradicionais da cidade e recebeu diversas melhorias estruturais, que trazem mais conforto aos feirantes e aos consumidores. 

O titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Alessandro Lordêllo, lembrou que o mercado foi reconstruído em 2016 e já apresentava alguns desgastes provocados pelo tempo. O projeto no local envolveu recuperação de partes metálicas, reforma dos banheiros existentes, nova pintura nas paredes dos dez boxes, nova iluminação em LED, substituição das barracas desmontáveis dos ambulantes e das calhas do telhado, assim como recuperação do piso. A intervenção teve investimento de R$130 mil. 

“Há 40 dias iniciamos essa revitalização para que esse mercado ficasse do jeito que o comércio daqui necessita. A estrutura pode abrigar até 70 comerciantes informais. Alguns deles vêm das ilhas para utilizar esse equipamento, que agora está mais moderno”, disse. 

Lordêllo acrescentou que a ação se soma a outros investimentos realizados pela administração municipal para fortalecer os ambulantes da cidade, tais como entregas de novos camelódromos, feiras e de mercados públicos. “A Prefeitura nunca se esquivou de estar de mãos dadas com o comercio informal de Salvador. Sempre que possível, levamos melhorias a esses locais, distribuindo novas barracas para que esses empreendedores possam ter melhores condições para desenvolver seu trabalho no dia a dia”, afirmou. 

Feirante no Mercado Dois de Julho há cinco anos, Janice de Carvalho, 57 anos, vende produtos de hortifrúti, grãos, temperos e farinha. Ela celebrou a reforma feita no mercado e projeta que a ação impulsione o movimento de clientes neste final de ano. “Agora está tudo novinho em folha e limpo novamente. Uma maravilha para gente que vende e para aqueles que vêm comprar na nossa mão.” 

Cliente fiel da barraca de Janice, o aposentado Oduvaldo Viana, 77 anos, saiu dos Barris, onde mora, em busca do feijão verde. “Eu considero aqui a minha casa. O Mercado Dois de Julho é importante para todos nós daqui da região até porque, às vezes, os produtos que estão nas prateleiras dos supermercados não são do dia. Fora que aqui tem preço e qualidade. Por isso prefiro comprar várias coisas aqui, a exemplo do coco ralado e de coisas do interior, como tapioca”, revelou.

Criado: 27 Outubro 2022

Skip to content