Mercado Modelo recebe visitantes em tenda climatizada

As obras de requalificação do Mercado Modelo, na Praça Cairu, tiveram início na semana passada, mas o comércio no local prossegue em funcionamento, beneficiando baianos e turistas que buscam por artesanatos, souvenires e itens que carregam a cultura e a energia da capital baiana. Com a requalificação no local, parte dos permissionários já está atuando em uma tenda que foi instalada provisoriamente atrás do equipamento.

O espaço tem capacidade para abrigar 117 permissionários. O local é climatizado e oferece conforto e comodidade para os visitantes durante as compras. Dentro do espaço há ainda 100 lojas em funcionamento atendendo os clientes nesta etapa das obras. O horário de funcionamento permanece o mesmo, de domingo a domingo, das 9h às 18h.

A empresária Ana Lu Garrido é a quarta geração da família que trabalha no Mercado Modelo, que chegou ao local há mais de 70 anos. Atual presidente da Associação dos Comerciantes do espaço (Ascomm), ela acredita que a estrutura provisória vai ajudar a todos – comerciantes e visitantes – nesse processo de intervenções. “Entendo que toda mudança gera transtorno, mas agradeço pela tenda, por permitir estarmos em frente ao nosso ponto comercial. Tenho certeza que vai ser um ponto que terá fluidez de vendas e vai ser um sucesso”, disse.

A comerciante afirmou ainda que o Mercado precisava muito de uma reforma, já que desde 2004 não passava por manutenção. “Esta requalificação é realmente necessária. A parte hidráulica e elétrica precisava de mudanças. Tem as perdas, mas, tem os ganhos. Logo estaremos com um mercado bonito e atrativo não só para os soteropolitanos, mas para os turistas do Brasil e do mundo”.

Melhorias – As intervenções no Mercado Modelo vão contemplar a restauração do equipamento, recomposição da cobertura existente e do madeiramento, telhamento com peças de cerâmica e vidro, pavimentação, impermeabilização e imunização do madeiramento, pintura, instalação de vidros e ainda vão revestir com cerâmica esmaltada, porcelanato e granito algumas áreas.

O destaque da restauração é que o espaço vai ganhar rampas de acessibilidade para proporcionar maior conforto às pessoas com dificuldades de locomoção além de um elevador com capacidade para oito pessoas. As melhorias vão oferecer ao público um Mercado Modelo anda mais atrativo e inclusivo aos permissionários e visitantes.

Etapas – Ao todo a obra no mercado terá três fases, totalizando um ano de intervenções no local. A primeira fase contempla os permissionários que atuam próximos a rua; depois será a vez dos estabelecimentos voltados para o mar; e, por último, as intervenções serão realizadas na área que abriga os restaurantes.

As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), tendo como premissa, essencialmente, a restauração dos elementos arquitetônicos e estruturais do estabelecimento.

A ideia é consolidar o Mercado Modelo como centro de cultura, artesanato, gastronomia e turismo, dotando-o de infraestrutura moderna e em perfeita harmonia com o patrimônio existente. O investimento na recuperação do espaço está avaliado em R$12 milhões.