Mercado São Miguel terá adoção e castração de animais no sábado (16)

O Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, recebe ações de adoção e castração de animais no sábado (16), das 10h30 às 15h30. Promovida pela Diretoria de Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa visa motivar a adoção animal, castramento e realizar pré-cadastros para a vacina canina V10, que será distribuída de forma gratuita no próximo dia 21.

Para os que desejam adotar, é necessário aprovação em entrevista prévia e doar 10 kg de ração golden filhote ou sênior, ou R$100 para compra de medicação animal. A entrevista avalia se o cidadão está apto para receber um animal no próprio lar. No caso de um felino, por exemplo, são avaliadas questões como o tipo e altura do imóvel e se a morada possui tela protetora, fatores que auxiliam evitar possíveis intercorrências ou devoluções ao abrigo.

Quem precisa castrar o cão ou gato deve levar o animal em jejum com cartão de vacinação e documento com foto do tutor. A iniciativa é fundamental para a redução de doenças reprodutivas, raiva e leishmaniose.

“A inscrição para a castração animal pode ser feita ainda, de forma presencial, no Castramóvel ou clínicas conveniadas, ou através do e-mail agendamento.dipa@ gmail. com. Basta apresentar ou enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica do animal atualizada”, explica a diretora da Dipa, Michele Holanda.