Mercados municipais são opção para garantir pescados para Semana Santa

A procura por pescados para o tradicional almoço da Sexta-feira da Paixão (7) tem sido grande nos mercados e feiras municipais geridos pela Secretaria de Ordem Pública (Semop). Com a proximidade do feriado, o Mercado Municipal de Itapuã, situado na Rua Genebaldo Figueredo, reuniu, nesta quarta-feira (5), clientes que procuravam por itens típicos do período sem perder de vista as melhores ofertas.

Aline Maia, 36 anos, aproveitou uma folga no trabalho para fazer as compras para o almoço de sexta-feira no mercado Municipal de Itapuã. Ela afirmou que o feriado é um período em que a família sempre se reúne para celebrar e também para manter a tradição que iniciou com uma tia já falecida.

“Minha mãe todo ano faz o almoço para a família. Este ano eu vim garantir o peixe e estou escolhendo qual vou levar porque prefiro arraia, mas minha mãe gosta de vermelho. Como os preços estão oscilando, vou legar a corvina. A gente tem que ir se adaptando ao bolso e não deixar de fazer a moqueca porque é tradição”, contou.

Everaldo Araújo, 66 anos, contou que ir ao Mercado de Itapuã para garantir os pescados para o almoço é a melhor opção no bairro. “Na Semana Santa é sempre essa agonia no mercado com muito movimento. Todo mundo quer fazer a melhor escolha e garantir sempre o menor preço. Aqui é o lugar que eu acho mais em conta o peixe e o camarão, que são as coisas que dou sempre preferência para comprar. Quando vejo que os produtos da época estão caros, opto pelos pescados e deixo de lado o caruru e o vatapá”, explicou.

De acordo com a Semop há 12 boxes onde a população pode comprar os frutos do mar para apreciar no feriado. No local os pescados mais procurados são corvina, guaricema, arraia e camarão. É possível encontrar a corvina, por exemplo, por valores entre R$17 a R$23 por quilo. Já o camarão, um dos itens mais cobiçados do período, está sendo comercializado ao preço médio de R$30 o quilo.

Esdras dos Santos trabalha com pescados há duas décadas e no Mercado Municipal de Itapuã desde a inauguração, em 2015. O permissionário do mercado afirmou que este ano o período da Semana Santa tem sido positivo para os comerciantes do local. “As vendas estão fluindo bem. Nos anos anteriores, por conta da Covid-19, as vendas foram bem fracas. Graças a Deus este ano tivemos uma recuperação e já superaram os anos de 2022 e 2021”, detalhou.

Onde comprar – O Mercado do Peixe, em Água de Meninos, está com o horário estendido no período para atender aos clientes que ainda não compraram os itens para o almoço tradicional. Nesta quinta-feira (6) o mercado abrirá às 3h e manterá o expediente até as 14h da Sexta-feira Santa (7), contabilizando 35 horas ininterruptas de funcionamento. Já o Nacs Itapuã e os mercados de Itapuã e Periperi vão funcionar das 6h às 18h, na quinta-feira, e das 6h às 14h, na sexta-feira.

Reportagem: Joice Pinho/Secom