Logo Prefeitura de Salvador

Merendeiras garantem alimentação saudável para alunos da rede municipal

Profissionais importantes para a nutrição e saúde dos alunos das escolas municipais da rede pública de Salvador, as merendeiras comemoraram, no domingo (30), o dia dedicado a elas, que garantem as refeições diárias nas unidades de ensino, administradas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). 

Na Escola Municipal São Judas Tadeu, no Pau Miúdo, o cardápio envolve opções como vitamina de frutas, no café da manhã, e ensopado de legumes com macarrão e feijão no almoço. Responsável pelo preparo dos alimentos na unidade escolar, há quatro anos, a merendeira Adima Batista, de 49 anos, entende que as refeições são um elemento importante para o processo de aprendizado das crianças.  

“Muitas vivem em situação de risco, então o estudo é complementado com a alimentação”, aponta. Ela revela ainda que o prato favorito dos alunos é bolo. “Faço com carinho e dedicação e o sorriso deles não tem preço, ficam superfelizes”, declara. 

Adima faz questão de destacar que o carinho é um elemento essencial, para garantir a nutrição dos alunos. “Quando não me chamam de tia, chamam de senhora cozinheira, uma fofura. No dia a dia, estou sempre de braços abertos para receber essas crianças, é uma grande satisfação para mim. Estamos aqui para somar na vida delas”, arremata. 

O jovem Eron Pinheiro, de 6 anos, é aluno do Grupo V. Ele confessou que gosta muito da comida de Adima, principalmente do feijão. “Ela é muito legal, prepara nossos pratos e faz uma comida muito boa”. 

Cardápio – A nutricionista da Smed, Naldir Neiva, afirmou que o cardápio é elaborado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE). “Esse preparo é importante para que as crianças tenham uma alimentação mais saudável e equilibrada. Elas não dispensam uma proteína, que não pode faltar no cardápio”. 

O nutricionista da Lemos Passos, George Azevedo, lembrou que a presença da profissional é importante, porque muitas crianças são carentes e dependem da merenda escolar para se alimentar. “Procuramos atendê-las com macro e micronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais). Seguimos as boas práticas, garantindo o cumprimento a todas as normas sanitárias”, declarou.

Criado: 31 Outubro 2022

Skip to content