Mês da Visibilidade: Salvador promove Mutirão de Saúde Trans na segunda (30)

Na próxima segunda-feira (30), a Prefeitura de Salvador promove um Mutirão de Saúde para pessoas Trans, em alusão ao 29 de janeiro, Dia Nacional e mês da Visibilidade Trans. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é realizada através do Campo Temático Saúde da População LGBT, Distrito Sanitário Centro Histórico, e Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O mutirão acontece das 13h30 às 16h, no Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT+, localizado na Rua Carlos Gomes, 31 (Clube de Engenharia), Centro. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea, e não há limite de vagas. É preciso levar apenas documento de identificação e Cartão SUS. Os participantes receberão certificado.

Serão ofertados diversos serviços, dentre os quais: vacinação, impressão de cartão SUS com nome social, testagem para HIV e outras ISTs, dispensação de autoteste de HIV e preservativos, orientações em saúde bucal e nutricional, agendamento de consulta médica e consulta para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), orientações do Programa Alerta Salvador para Mulheres Trans/Travesti, orientação com distribuição de absorventes para Homens Trans e pessoas que menstruam, auriculoterapia, além do Lançamento do material educativo produzido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa-BA) e Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), “Trans Prevenção”.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, ressaltou que a ação fortalece a inclusão desse público no cuidado com a saúde integral. “A saúde é um direito de todas as pessoas, e oportunizar esse acesso é garantir condições de vida e bem-estar. A população trans, historicamente, enfrenta situações de violência, estigma e preconceito. Infelizmente, esses fatores são impeditivos, para que, muitas vezes, essas pessoas procurem as unidades de saúde. Vamos trabalhar políticas públicas de acolhimento, para que haja o atendimento adequado, com respeito e dignidade, conhecendo as demandas de atendimento específico a partir das diversas identidades de gênero”, declara.

O técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT da SMS, Erik Abade, destaca que a ação é uma oportunidade de promover o cuidado com a saúde das pessoas trans, encaminhamentos e orientações acerca dos serviços disponibilizados pelo município voltados a esse público. “Queremos acolher o máximo de pessoas trans que necessitam desses cuidados e serviços, além de estreitarmos os laços, e compreendermos juntos a elas e eles, as necessidades insurgentes que apresentam”.

Criado: 26 Janeiro 2023