Mês do Idoso motiva programação especial no Abrigo D. Pedro II

Em alusão ao Dia do Idoso, celebrado nesta sexta-feira (1º), o Abrigo D. Pedro II, em Piatã, ganhou uma programação especial que se estende durante todo este mês de outubro, organizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

A ação, iniciada na segunda-feira (27) com o tradicional caruru dos santos Cosme e Damião, prosseguiu hoje com uma dinâmica chamada “Eu ainda quero”, onde idosos iriam falar as suas vontades para os próximos dias, meses e anos. Todos os desejos foram escritos em um mural que ficou em destaque no salão de festas do abrigo D. Pedro II. Frases como “Ainda quero reencontrar meus filhos” e “Quero viajar” foram destaques na atividade.

No período da tarde, o festival de música permitiu a realização de atividades animadas por som ao vivo. Na ocasião os idosos puderam dançar e relembrar sons que marcaram a própria época e que continuam trazendo lembranças de toda uma história de vida.

Aos 82 anos, sendo quase três deles morando no abrigo, Edvaldo Conceição contou que atua na unidade com o que aprendeu na juventude. “O que eu mais amo na vida é trabalhar, eu gosto muito de trabalhar, e então eu sempre digo aqui, que em qualquer atividade que eu puder ajudar, estou à disposição do abrigo que me recebeu bem e me trata muito bem”.

O idoso disse ainda que, apesar da idade avançada, gosta muito de dançar e cantar músicas de serestas que marcaram a sua vida. “Eu estou aqui falando com você, mas, daqui a pouco eu irei retornar para o salão onde está acontecendo o festival de música para poder tentar dançar e cantar”, disse bem-humorado.

A mais antiga moradora do abrigo, Margarida Marques de Oliveira, de 99 anos, é só elogios ao local onde vive há mais de quatro décadas. “Como eu não iria gostar desse lugar maravilhoso? Eu amo esse lugar, cada funcionário daqui, por nos tratar tão bem. Para mim, eles são parte da minha família e agradeço a Deus e à Nossa Senhora por esse cuidado, quero sempre que eles sejam abençoados” disse, bastante emocionada.

A gerente do abrigo, Valéria Souza, falou sobre a importância de promover um trabalho dinâmico com os idosos presentes no abrigo, e destacou o carinho recíproco. “Eu trabalho aqui há oito anos e todos fazem parte da minha vida. Tenho eles como uma mãe, um pai, uma avó, e esse carinho é retribuído”.

Funcionamento – O Abrigo D. Pedro II conta com atendimentos de profissionais médicos, psiquiatras, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. Familiares dos idosos estão aptos a fazerem as visitas, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social.

Programação:

2/10 (sábado), às 15h – Ida ao Le Cirque

5/10 (terça-feira), às 10h – Oficina e bate papo sobre a importância do riso

8/10 (sexta-feira), às 15h – Palhaços da alegria

13/10 (quarta-feira) – Encerramento da oficina de confecção de bolsinhas infantis

19/10 (terça-feira), às 9h – Caminhada e bate papo sobre saúde da mulher

21/10 (quinta-feira), às 9h – Cuidados com a beleza