Microempreendedor ganha órgão de fomento nessa quinta (27)

Um importante presente para a economia da cidade vai ser entregue nesta quinta-feira (27), na semana do aniversário da capital baiana. O Centro do Empreendedor Municipal (CEM) está localizado no J.J. Center, na Baixa dos Sapateiros, e será inaugurado às 16h pelo prefeito ACM Neto. A solenidade integra a programação do Festival da Cidade, conjunto de serviços da Prefeitura e eventos multiculturais em homenagem aos 465 anos da primeira capital do Brasil.

O CEM vai atuar nas áreas de apoio à formalização, capacitação, financiamento e fomento/apoio de pequenos negócios. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, a ideia é que o município apoie o desenvolvimento das cadeias produtivas e estabeleça uma rede de microempreendedores individuais e pequenos empresários.

CEM2703

“Estes empreendedores são produtores de bens e serviços, mas também são consumidores. Queremos apoiar para que um empreendedor compre do outro”, explicou o secretário. “O CEM pretende estimular e desenvolver novos setores em Salvador. Para isso, vamos estabelecer uma parceria com órgãos internos e externos à Prefeitura, públicos ou privados”, emendou.

O primeiro passo do CEM já foi dado, com a matrícula para as 1,3 mil vagas do curso de inglês do Pronatec-Copa. Este curso é oferecido pelo governo federal. A proposta do centro é articular várias outras capacitações. A partir desta quinta-feira (27), o novo serviço já vai começar a formalizar o microempreendedor individual, que é o profissional com faturamento de até R$60 mil anuais. O Sebrae, um dos parceiros do projeto, tem um balcão instalado no local.

Diretor de Empreendedorismo da Sedes, Alan Rocha acrescentou novos passos que acontecerão após a inauguração. Quando for implantada a RedeSim (que reúne órgãos federais, estaduais e municipais), o novo centro terá uma atuação mais intensificada. “Vamos ter um site, onde o empreendedor poderá mostrar o seu trabalho”, informou. Mais uma ação será o Mapa do Empreendedor, em desenvolvimento pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), com dados estatísticos sobre o setor.