Minha Casa, Minha Vida entrega 380 imóveis do condomínio Bromélias 6

Mais 380 famílias concretizaram o sonho da casa própria com assinatura, nesta quinta-feira (31), do contrato para recebimento das unidades do conjunto habitacional Bromélias 6 do programa Minha Casa, Minha vida. A solenidade foi realizada no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo. A estimativa da Prefeitura é, ao longo deste ano, sejam entregues um total de 3.000 imóveis do programa em Salvador.

Entre os beneficiados estão moradores de áreas de risco geológico que tiveram acesso ao programa através da Defesa Civil de Salvador, deficientes físicos e pessoas que se inscreveram via site da Prefeitura. De acordo com a chefe de Setor de Apoio a Programas Habitacionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Daniela Pimentel, quem participou da assinatura do contrato deverá receber as chaves do seu imóvel já na próxima semana.

Daniela conta ainda que, nos próximos meses, serão convocados para assinatura de contrato as 480 famílias que vão tomar posse dos imóveis dos condomínios Fazenda Grande 15 A e 15 B, localizados na região de Cajazeiras. As unidades construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que é desenvolvido pelo governo federal em parceria com estados e municípios, contam com sala, dois, quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio também tem um parquinho e espaço para lazer.

O casal Mariana dos Santos e Adeílson Santos Jesus mora em São Caetano e chegou cedo no auditório para a assinatura do contrato. Ela, que é deficiente, conta que se inscreveu no programa em  2009, quando não era ainda casados. Agora, pais de uma filha de 3 anos, aguardam a hora de mudar para a casa nova e se livrarem do aluguel. “Demorou, mas valeu a pena esperar para ter nossa casa e ainda com espaço para nossa filha brincar”, diz Mariana.

A técnica de Enfermagem Jane Gomes vai se mudar para a nova casa com os pais que vivem com ela em Cajazeiras. Hoje, eles pagam um aluguel de R$ 360, que, segundo Jane, pesa muito no orçamento da família. “Vai ser bom demais ter a minha própria casa e ainda pagar bem menos por mês”, conta a técnica que se inscreveu do programa através do site da Prefeitura.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, as prestações dos imóveis não podem ultrapassar 5% da renda familiar. Hoje, esses valores variam entre R$ 50 e R$ 80. Daniela Pimentel destaca ainda que, ao assinar o contrato, o proprietário do imóvel assume uma série de compromissos como pagar mensalidades e condomínio em dia. As inscrições para o programa continuam abertas e podem ser feitas através do site www.casavida.salvador.ba.gov.br. Lá, os interessados também encontrarão mais informações sobre o programa.