Ministério da Saúde concede menção honrosa a Salvador por combate à Covid-19

Salvador se consolida mais uma vez no cenário nacional com as ações de combate à pandemia da Covid-19. A Prefeitura de Salvador recebeu, nesta quarta-feira (9), menção honrosa do Ministério da Saúde pela atuação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), como “serviço destaque” no período de “maior emergência em saúde pública deste século”. A premiação aconteceu durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta da Vigilância para a Pandemia da Covid-19 no Brasil, que acontece até esta quinta-feira (10), em Brasília (DF).

Desde as primeiras notícias sobre a expansão da Covid-19 da China em direção a outros países, a Prefeitura de Salvador iniciou a implementação de medidas progressivas para proteger a população. A estratégia envolveu desde o isolamento social, passando pelo fortalecimento da rede de saúde e chegando ao amparo social para a população carente.

O prefeito Bruno Reis celebra a conquista e ressalta que os soteropolitanos também tiveram contribuição para conter o avanço da doença. “O período de isolamento social foi muito difícil para todos e a população deu exemplo, em sua maioria, respeitando esse processo com confiança desde a gestão passada, para conduzir esse momento de crise da melhor forma. A vacina chegou após esforços da prefeitura e foi possível flexibilizar as medidas sanitárias. Hoje, sem dúvidas, o cenário epidemiológico de Salvador, que permite o retorno da normalidade, é fruto de uma ação conjunta, entre a prefeitura e os cidadãos”, avalia.

O titular da SMS, Decio Martins, lembra o investimento municipal de mais de R$1,3 bilhão neste período, para garantir uma rede temporária de excelência na prestação de atendimento a todos que precisaram nessa batalha contra o coronavírus. “Essa menção honrosa confirma mais uma vez o compromisso dos profissionais da saúde, que garantiu a preservação de mais de 264 mil vidas durante a pandemia. O empenho da pasta, junto com os profissionais de linha de frente, como médicos, técnicos, enfermeiros e do campo administrativo, resultou agilidade e eficiência para montar em tempo recorde uma rede complementar para assistir todos os pacientes que necessitaram de acolhimento especializado”, explana.

Tecnologia e rede de assistência – Durante a pandemia, a saúde de Salvador teve um expressivo incremento no investimento voltado à inovação e tecnologia, com a criação de ferramentas virtuais como o Vacinômetro, Filômetro, o Hora Marcada e o Passaporte da Vacina – plataformas de acesso público garantindo lisura e transparência nos dados da pandemia. Essas medidas adotadas pela SMS no combate à Covid-19 foram replicadas em diversos estados do Brasil.

Foram seis hospitais de campanha – Wet’n Wild 1 e 2, Itaigara Memorial, Santa Clara, Hospital Especializado Salvador, CIE Itapuã e Sagrada Família, além da contratualização de leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital Santa Izabel, Martagão Gesteira e Hospital Português. O Hospital Municipal de Salvador (HMS) também reorganizou os fluxos para acolher os pacientes com coronavírus.

A capital baiana contou ainda tendas de suporte ventilatório nos Barris e Valéria, sete gripários – Ilha de Bom Jesus, Paripe, Barris, Parque São Cristóvão, Pau Miúdo, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. Outras quatro unidades básicas foram adaptadas para o acolhimento de urgência e emergência: Imbuí, Itapuã, IAPI e Pirajá.

Para o apoio aos trabalhadores da saúde, foi ampliada a atuação do Núcleo de Apoio e Atendimento ao Trabalhador (Naat), com acolhimento psicológico e psiquiátrico, testagem para Covid-19 e monitoramento dos profissionais com suspeita de infecção pelo coronavírus.

Testagem em massa – A capital baiana foi uma das pioneiras no país na adoção da testagem em massa da população para detecção do coronavírus. Em abril de 2020, foram iniciadas as ações com a blitz em vários pontos da cidade. Logo depois, foi a vez das ações de proteção à vida nos bairros com maior incidência viral. Em 2020, 157 mil pessoas foram testadas em 38 bairros da capital. Já em 2021, mais de 148 mil testes foram realizados em 15 comunidades do município.

A ampla oferta de testes oportunizou para a gestão um diagnóstico mais efetivo do perfil epidemiológico na cidade, garantindo assim um embasamento mais preciso na tomada de decisões. Além disso, as mobilizações nessas localidades contaram com estratégias coordenadas com a distribuição em massa de máscaras e a ação ostensiva de desinfecção das ruas, trabalho importante para minimizar os riscos de disseminação viral.

Exemplo na vacinação – Inovação, eficiência e tecnologia. Esses pilares tornaram a capital baiana, uma das mais eficientes na vacinação contra Covid-19, com pioneirismo na implantação do sistema de drive thru, onde não há necessidade de sair do carro para receber a dose. O modelo hoje é copiado em todo país.

No total, foram montados 14 drives thru, 32 pontos fixos e mais de 150 salas realizando a imunização de forma simultânea na cidade. Também foi disponibilizada a vacinação domiciliar, equipes volantes que realizaram a imunização em hospitais, estabelecimentos de saúde, bem como Instituições de Longa Permanência de idosos e pessoas com deficiência.

Mais de 2 mil profissionais envolvidos na megaoperação da vacina na capital baiana que resultou na aplicação de mais de 5 milhões de doses na cidade. Atualmente, são mantidos 108 postos de saúde de referência para aplicação das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses em adultos e crianças.

Criado: 09 Novembro 2022