Mobilização contra dengue já recolheu das ruas 235 toneladas de lixo

Ações são realizadas nos distritos sanitários de São Caetano/Valéria e Subúrbio Ferroviário, que apresentam alto risco de epidemia da doença

Mais de 235 toneladas de materiais inservíveis, lixo, entulho e mato recolhidas. Esse é o resultado de duas semanas de intenso trabalho de combate à dengue realizado nos bairros dos Distritos de São Caetano/Valéria e Subúrbio Ferroviário, regiões com alto risco de epidemia da doença, com índices de infestação de 6,8% e 5,7%, respectivamente.

A mobilização faz parte das estratégias da Prefeitura do Salvador para conter o crescimento de criadouros do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença) nos 12 distritos sanitários da capital. Nesta quinta-feira (8), será a vez dos bairros da região da Boca do Rio receber o mutirão, cujo índice de infestação da dengue está em 5,4%.

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Limpurb e Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), realizam a intensificação casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de lixo e materiais que possam se tornar criadouros de larvas e do mosquito, palitação de material reciclável, ingresso em imóveis fechados abandonados e vistoria de depósitos elevados (como caixas d’água e calhas). Também é distribuído material educativo com orientação à população quanto à importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

Os moradores também poderão colocar entulho e materiais inservíveis em frentes às casas para recolhimento. A ação no Distrito Boca do Rio seguirá até o próximo sábado (10).