Logo Prefeitura de Salvador

Moradores de Periperi ganham novo espaço de lazer e convivência

Os moradores da Rua da Fortuna, em Periperi, comemoraram a entrega da Praça do Parquinho, construída pela Prefeitura e que foi equipada com parque infantil, academia de saúde e mobiliário urbano, tornando-se um novo ponto de encontro e de realização de atividades físicas para a comunidade. A cerimônia de inauguração foi realizada na noite desta quinta-feira (16), com as presenças do prefeito Bruno Reis, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, e de lideranças do bairro.  

Na ocasião, o prefeito lembrou que somente este ano já foram entregues mais de 80 praças, sendo essa a terceira da semana. Além disso, outras 62 estão em execução, sendo que 20 delas foram fruto da escolha da população por meio do programa Ouvindo Nosso Bairro. 

“Hoje nós estamos aqui para realizar o sonho de vocês. É muito bom chegar e ver a criançada brincando com os equipamentos. Essa praça será o principal ponto de integração e do convívio social, mesmo sabendo que estamos tendo que fazer esse convívio de forma limitada, devido à pandemia e à gripe, que agora também chegou de forma agressiva. Então, nós ficamos felizes em poder ajudar a comunidade a ter um espaço de lazer”, afirmou Bruno Reis. 

O gestor municipal disse esperar que a área de lazer possa contribuir também com a formação das crianças, visto que é uma alternativa para que os pequenos possam interagir e aprender a se relacionar. “As pessoas que moram nas casas do entorno vêm para a praça para conviver, trocar um pouco de experiência, principalmente as crianças, que passam boa parte na frente da televisão, videogame e celular. Um equipamento como esse é muito importante para que elas tenham esse contato social e participem de brincadeiras diversas”, completou. 

Estrutura – Na área de aproximadamente 320 m² foi construído um parque infantil com cercado em eucalipto, escorregador, gangorras, e amarelinhas e uma academia de saúde com esquiador individual, remada sentada e cavalgada simples. A parte do imobiliário dispõe de conjunto de mesas para jogos, barras paralelas e de apoio, bancos individuais com encosto e pombas de concreto. 

Serviços como pintura geral, paisagismo, pavimentação em concreto e iluminação (com a implantação de dez pontos de iluminação LED e cinco postes) deram o toque final à obra. O investimento total da praça foi de R$106 mil, sendo quase R$30 mil investidos em iluminação, que esteve sob a responsabilidade da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e o restante na construção da praça ocorreu sob a responsabilidade da Desal. 

Outras ações – Durante a inauguração, Bruno Reis ressaltou que, até o dia 31 de dezembro, todo o Subúrbio de Salvador estará com iluminação em LED, tecnologia mais moderna que garante aumento da claridade, eficiência, sustentabilidade e segurança. A Dsip/Semop já iniciou a instalação dos 3,5 mil pontos que faltavam em bairros como Periperi, Coutos, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela. 

“As pessoas caminham nas ruas à noite e têm a mesma sensação de estarem caminhando de dia. Então, é uma ação da Prefeitura que traz mais segurança e ajuda no enfrentamento da violência, com a utilização de uma iluminação mais moderna, inclusive que gera uma economia maior no consumo e nos cofres públicos”, destacou Bruno Reis. 

Mais obras – A Prefeitura também deve iniciar em breve outra obra importante para a região, que é a terceira etapa do Canal do Paraguari. Neste momento, está sendo feito o barramento, ação que faz parte da segunda etapa das obras. Após a conclusão do projeto, será dada a ordem de serviço de toda a urbanização do canal, do barramento até o início da Rua da Glória, rua de acesso ao bairro de Nova Constituinte.  

“O barramento deve ser inaugurado no início de janeiro e, na ocasião, será dada ordem de serviço para o que estamos chamando de terceira etapa do Canal Paraguari. Aí sim, teremos a urbanização completa de todo o canal, uma obra belíssima, que era o sonho de mais de 40 anos da população do Subúrbio e que deverá evitar os alagamentos”, concluiu o prefeito.   

Skip to content