Moradores do Arenoso contam com centro de saúde totalmente reformado

O Centro de Saúde Arenoso foi reinaugurado hoje (20) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, atendendo a uma demanda antiga da população do bairro, que reclamava do acentuado estado de deterioração da unidade. Inaugurado há 24 anos, o posto de saúde recebeu a última reforma em 1996. Agora, totalmente reformado, terá capacidade para realizar quase três mil atendimentos por mês, com serviços voltados para saúde da mulher (pré-natal, planejamento familiar e preventivo do câncer de mama e uterino), saúde do idoso, distribuição de medicamentos, salas de vacina, marcação de consultas e exames, além de ações de prevenção, promoção e atendimento da saúde bucal.

O secretário José Antônio Rodrigues destacou na cerimônia de reinauguração que os mais de 15 anos sem intervenção da estrutura permitiu que a unidade fosse usada como exemplo do estado de abandono da rede. “Aqui não havia uma equipe de atenção à saúde comprometida com a comunidade, e aos poucos os profissionais foram deixando o trabalho, restando apenas um médico pediatra. A partir de segunda-feira (23), a unidade contará com um médico suíço, do programa Mais Médicos, que tem as melhores expectativas possíveis com o trabalho. Teremos, portanto, uma equipe completa, inclusive com serviço odontológico”, observou o secretário.

O prefeito aproveitou a presença de moradores do bairro e de áreas do entorno para anunciar que até o final do ano assinará ordem de serviço para reforma da unidade de saúde de Tancredo Neves, ampliando a assistência à população da região. “Quando assumimos, a pouco mais de oito meses, encontramos uma rede sucateada. Venho dizendo que os primeiros meses foram para arrumar a casa, mas agora temos condições de projetar o futuro. E não adianta ter posto de saúde reformado se não há profissionais. Por isso, já determinei ao secretário que providencie profissionais para todas as nossas unidades até o final do ano, permitindo que seja prestado um serviço pleno”, acrescentou.

As obras de adequação e ampliação foram iniciadas em julho e integram o projeto de requalificação da rede municipal que irá beneficiar, até o final do ano, 70% dos postos de saúde. Além da atuação do médico suíço, que prestará serviços generalistas, a unidade terá pediatra, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e uma equipe de saúde bucal. Até o final do ano, o centro de saúde também será contemplado com uma sala para coleta de exames laboratoriais, ampliando a oferta de serviços disponibilizados na região.