Morar Melhor beneficia 100 famílias no Alto do Coqueirinho

Moradores do Alto do Coqueirinho celebraram, na noite da quinta-feira (30), a reforma de 100 imóveis que estavam em situação precária. As obras ocorreram por meio do programa habitacional Morar Melhor, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A solenidade de entrega simbólica dos imóveis reformados às famílias beneficiadas contou com a presença do prefeito Bruno Reis e diversas autoridades municipais.

O gestor municipal afirmou que o principal diferencial do programa é proporcionar dignidade às famílias sem que elas precisem sair da casa onde residem. “Se tem algo que é muito precioso é a nossa casa, que é onde descansamos do trabalho, criamos nossos filhos, recebemos nossos familiares e amigos. A Prefeitura vem transformando a cidade e essa região sabe quantas obras já fizemos. Porém não adiantava somente transformar os bairros sem efetivamente chegar no cerne da vida das pessoas. O Morar Melhor é essa solução”, pontuou Bruno Reis.

Em uma etapa anterior do programa no bairro foram reformados mais 200 imóveis em situação de precariedade. Com a realização do conjunto de melhorias nas residências, os moradores passam a ter condições mais apropriadas de moradia e vida além de terem a autoestima elevada.

A moradora Gilda Souza dos Santos, 61 anos, foi uma das contempladas pelo programa. Ela reside no imóvel há 25 anos e contou que a reforma possibilitou que ela tenha dias mais tranquilos e com segurança. “Eu sou viúva há 20 anos e desde que meu marido morreu, eu luto para reformar esta casa. Eu tive que batalhar muito para criar meus filhos e não pude cuidar do imóvel. Com as obras e esse telhado novo, minha casa agora está segura. As telhas antigas estavam todas quebradas e emendas. Eu não dormia à noite”, contou.

Balanço – Desde o início do Morar Melhor, em 2015, a Prefeitura já reformou mais de 36 mil casas em mais de 200 localidades da capital baiana. Dentre os serviços que podem ser escolhidos pelos beneficiários para serem realizados nos imóveis estão pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias.

O titular da Seinfra, Julio Santos, destacou a capacidade que o programa habitacional tem de transformar a vida das famílias copntempladas. “O Morar Melhor vai além das obras e das intervenções estruturais. É uma iniciativa totalmente social que resgata a autoestima das famílias, devolve a salubridade da moradia e oportuniza uma mudança de vida, sem mudar de endereço”, finalizou.

Casa Legal – Além de receber as melhorias pelo Morar Melhor, Dona Gilda teve a casa selada pelo programa Casa Legal para ter acesso, em breve, ao registro de propriedade definitivo do imóvel. Na rua em que ela reside as demais famílias já iniciaram o processo.

Também coordenado pela Seinfra, o Casa Legal regulariza a situação das pessoas que têm casa em áreas do Município, dando segurança jurídica às famílias. Os agentes do programa estão realizando o selamento das residências e dando início ao processo que resultará na posse definitiva dos cidadãos que residem nos bairros de Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz, Vila Canária, Caixa D’agua, Pau da Lima, Sete de Abril e Calabetão. A expectativa da pasta é que ainda neste mês de julho o trabalho seja iniciado nos bairros de Fazenda Grande do Retiro, Nova Brasília de Itapuã e Arraial do Retiro.