Morar Melhor beneficia mais 100 famílias em Vila Canária

Nascida e criada na Vila Canária, a estudante Poliana Cerqueira, 18 anos, conviveu durante muito tempo com rachaduras, goteiras, telhado quebrado e infiltração durante o período chuvoso, na casa onde mora. Hoje, a realidade é totalmente diferente, após ação do Morar Melhor – a residência foi uma das escolhidas como modelo do programa municipal no bairro. A ordem de serviço que autorizou a reforma de 100 casas na localidade foi assinada na manhã desta quarta-feira (5), pelo prefeito Bruno Reis.

A cerimônia contou ainda com a participação da vice-prefeita Ana Paula Matos, do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, e demais autoridades municipais. Durante a coletiva de autorização das obras, o prefeito destacou a importância da manutenção da iniciativa, que já transformou a vida de mais de 45 mil famílias soteropolitanas.

“Dos programas de sucesso que adotamos da gestão anterior, o mais importante de todos é o Morar Melhor. Nenhuma outra realização traz tanta dignidade às famílias que a melhoria da qualidade de vida com a casa própria. Não adianta o bairro receber todo o cuidado, se na célula familiar tem goteira, infiltração, telhado quebrado”, destacou Bruno Reis. Ele também ressaltou a emoção e o reconhecimento da população que recebe um lar totalmente novo, livre de problemas crônicos de infraestrutura, e os desafios para a continuidade do programa, em meio à Covid-19.

“Ano passado, devido à pandemia, foi preciso desacelerar as ações, pelo risco de contaminação pelo coronavírus. Mas, à medida que a vacinação avançou e os casos retrocederam, retomamos as obras, fechamos 2021 com mais de 4 mil casas reformadas e vamos cumprir todas as metas do planejamento estratégico. E, mais que isso, transformar ainda mais a vida das pessoas, garantindo uma moradia segura e legalizada, com a cessão do título de propriedade”.

Feliz por receber uma casa totalmente requalificada, Poliana lembra que a mãe, Marinalva Correia, está trabalhando como cuidadora de idosos em Portugal, mas que acompanha o andamento das obras da capital lusitana. Do lado de cá, pela primeira vez Poliana assume a responsabilidade de cuidar da casa e de si.

“Há bastante tempo queríamos reformar a casa, mas as condições não permitiam. Hoje temos uma casa como sempre sonhamos. Mesmo morando e trabalhando fora, minha mãe ficou muito feliz em ver o resultado. Nosso sentimento é de gratidão pelo que foi realizado”, comentou.

As casas em situação precária que estão sendo reformadas em Vila Canária integram a terceira fase do programa. No bairro, o Morar Melhor já reformou 377 imóveis nas três etapas.

Morar Melhor – Maior programa de requalificação residencial do Brasil, o Morar Melhor tem como objetivo resgatar a cidadania e a autoestima da população contemplada, prestando assistência técnica nas áreas de arquitetura e construção civil, além de oferecer moradia mais digna. A ação é desenvolvida sob a coordenação da Seinfra.

A seleção é feita de acordo com critérios técnicos do programa, como locais com maior número de casas sem alvenaria ou revestimento; residências que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capita inferior a R$85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família.

Dentre os serviços previstos no Morar Melhor estão a pintura e reboco da fachada, troca de esquadrias, instalações sanitárias, recuperação ou troca de telhado. O programa é inédito no país, pois permite que os beneficiados escolham suas prioridades para execução da obra, que pode chegar a R$7 mil por residência.