Morar Melhor entrega 132 casas reformadas na Baixa de Quintas

O Morar Melhor proporciona o resgate da cidadania e da autoestima de milhares de famílias residentes das áreas carentes de Salvador. Nesta terça-feira (1º), a localidade de Alto do Céu, na Baixa de Quintas, foi mais uma região contemplada pelo programa com a entrega de 132 moradias reformadas. A solenidade contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, do subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler, além de gestores e lideranças municipais.

Com a conclusão das obras, as famílias beneficiárias passam a viver com mais dignidade, conforto e qualidade de vida. Cada imóvel pôde contar com até R$7 mil para a realização das intervenções, cuja lista de serviços envolveu pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, colocação de portas e janelas, além de instalações sanitárias.

Na ocasião, o prefeito ressaltou que o imóvel reformado resgada a autoestima dos moradores e proporciona um ambiente mais saudável e seguro, deixando para trás o ambiente insalubre causado pela situação de precariedade antes da obra. Além disso, o Morar Melhor permite que os cidadãos possam residir em uma casa mais confortável, sem precisar deixar o local e a convivência com os vizinhos.

“Um gestor só pode tomar boas decisões ouvindo as pessoas. Eu tenho aprendido muito escutando vocês e, mesmo com a crise sanitária, já reformamos cerca de 6 mil residências, que se unem às 34 mil casas reformadas pelo programa até hoje. O Morar Melhor é resultado dos impostos pagos pelo cidadão soteropolitano, e que retorna para ele em forma de trabalho e obras”, concluiu Bruno Reis.

Um dos beneficiários da iniciativa municipal no bairro, o atendente de supermercado Arthur Souza, 28 anos, afirmou sentir-se aliviado com a reforma da casa. “Devido à nossa situação difícil no campo financeiro, não deu para reformar a casa antes. Mas, agora, com o programa, conseguimos resolver muitos problemas, principalmente em relação a infiltrações, banheiro, telhado e problemas nas paredes. Hoje temos mais qualidade de vida, saúde e segurança para toda a família”.

Evolução – Desde 2015, mais de 34 mil lares situados em mais de 150 comunidades carentes e de baixo padrão construtivo foram alcançados pelo Morar Melhor. Muito mais do que simples melhorias habitacionais, a ação tem realizado o sonho e resgatado a autoestima de famílias que se encontram em situação de baixa renda e que sequer tinham condições financeiras de arcar com as obras na própria moradia.

Desenvolvido sob a coordenação da Seinfra, o Morar Melhor é dividido em três fases: cadastramento, execução das obras e fiscalização. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.