Morar Melhor já transformou mais de 500 casas na Liberdade

Quinhentas e trinta e sete famílias no bairro da Liberdade já tiveram a própria casa, em situação precária, ser transformada pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa Morar Melhor. Na quinta-feira (11), mais 100 imóveis beneficiados pela iniciativa foram entregues em cerimônia simbólica, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, e demais autoridades municipais.

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis anunciou que mais 100 casas serão reformadas pelo programa no mesmo bairro e que outras 12 mil em toda a cidade devem receber o benefício até o fim de 2022. “O Morar Melhor é um programa aprovado em lei e que é copiado por governantes de todo o Brasil. Ainda hoje uma equipe de Aracaju esteve aqui para conhecer como funciona. A nossa meta é ultrapassar a marca de 50 mil casas reformadas ainda neste ano”, afirmou.

Sonho antigo – Rita da Conceição Souza reside no bairro há 33 anos e foi uma das contempladas pelo Morar Melhor na Liberdade. Ela reside no imóvel com a filha Jamile Souza, 18 anos, e contou que, com a renda incerta, trabalhando como recicladora, não conseguiu concluir as melhorias necessárias do lar.

Sem esconder a felicidade, fez questão de mostrar todos os cantos da casa, com bastante orgulho. O local recebeu novos telhado, pintura e louças sanitárias. “Tá tudo lindo, tô muito feliz”, declarou.

Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

Desde que foi lançado, em 2015, o programa já reformou mais de 36 mil casas em mais de 200 localidades de Salvador. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou pertencente a famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.