Logo Prefeitura de Salvador

Morar Melhor pretende atingir 50 mil famílias com reforma de residências até 2024 

Antes do Morar Melhor nunca tive condições de reformar minha casa, pois sempre fui sozinha com meus filhos e era muito difícil comprar material de construção. Através do programa as coisas mudaram, estamos de casa nova”. Provedora da família, a dona de casa Antonieta Brito, de 50 anos, festeja por ser uma das mais recentes beneficiadas pelo programa da Prefeitura de Salvador, que promove melhorias nas residências da capital.

A casa de Antonieta, onde também moram seus cinco filhos e três netos, na rua A do Conjunto Jaguaribe II, em Nova Brasília, está entre as cerca de 40 mil unidades reformadas pelo programa, desde 2015. A meta é chegar à marca de 50 mil casas reformadas até 2024, com obras executadas através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Quem também comemora é a dona de casa Patrícia Oliveira Silva, de 39 anos. Moradora da rua Zuleide Lopes, no Doron, ela conta como o programa mudou a vida de sua família, que sempre teve o sonho de reformar a residência, mas devido a questões financeiras não conseguia realizar a obra.   

“Compramos o terreno e levantamos a casa, mas foi só isso. Não foi pintada, o telhado estava desgastado, a área de serviço não possuía piso e as coisas começaram a ficar bastante difíceis, quando eu e meu marido ficamos desempregados e sem dinheiro”.   

Mãe de dois filhos, Patrícia é grata ao Morar Melhor. “A Prefeitura e a toda equipe do programa trouxeram um toque de amor, deixando nossa casinha linda e confortável”. Na reforma, a casa foi beneficiada com reboque, pisos e telhados novos, além de janelas e portas novas e instalações sanitárias. 

Transformação – O marido de Patrícia, Josemário Oliveira Santiago, de 46 anos, diz que o programa traz um grande benefício para moradores de baixa renda, que não têm condições de reformar o próprio imóvel. “Muitas vezes temos a casa para morar, mas a estrutura não é boa e vai se desgastando, cada vez mais, com o tempo. O programa faz com que as famílias sejam beneficiadas com essas melhorias, trazendo mais conforto para nossa vida”, disse.   

Moradora da rua Dom Lucas Moreira Neves, em Castelo Branco, Paulina Marina de Souza, de 90 anos, também foi uma das contempladas com o programa. Para ela, o Morar Melhor é sinônimo de transformação de vida. “Estou muito feliz com a minha casa reformada, enquanto tenho saúde e fôlego de vida. Está linda demais”.  

O secretário da Seinfra, Júlio Santos, reforça a importância do programa Morar Melhor para as famílias em vulnerabilidade social de Salvador. “O Morar Melhor beneficia as famílias, elevando a autoestima e devolvendo a dignidade, além da geração de emprego nas comunidades, melhorando a vida de quem mais precisa”, disse.   

Funcionamento – O Morar Melhor possibilita melhorias em residências em situação precária na cidade. As melhorias são escolhidas em conjunto com o morador e envolvem pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

O cadastro das residências é feito pelos técnicos do programa, adotando critérios como precariedade dos bairros, baseados em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; e maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são cadastrados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel, ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Skip to content