Morar Melhor promove acessibilidade em imóveis de Tancredo Neves

Os moradores da localidade Nossa Senhora de Fátima, em Tancredo Neves, festejaram a entrega de 143 casas reformadas através do Morar Melhor. A entrega simbólica dos imóveis à população foi realizada pelo prefeito Bruno Reis na noite da quarta-feira (21), e garante que as famílias possam ter suas vidas transformadas sem precisar mudar de endereço. É a segunda vez que o programa habitacional chega ao bairro de Tancredo Neves e, ao todo, já foram contempladas 512 casas no bairro.

O prefeito Bruno Reis afirmou que o programa é efetivo porque nasceu a partir da escuta cautelosa da Prefeitura que busca entender os reais desafios que os soteropolitanos enfrentam. “Às vezes, quando a gente fala do programa, as pessoas não acreditam que este sonho vai se tornar realidade. Muitas sonham em ter a casa própria e depois em viver com tranquilidade e dignidade, mas as dificuldades são muitas ao longo da vida. Este é o cenário vivido por muitos soteropolitanos”, pontuou.

O gestor do executivo municipal aproveitou para anunciar a reforma de mais 20 imóveis em situação de precariedade na mesma localidade. Reis também destacou o esforço da Prefeitura em proporcionar dignidade às famílias investindo nas moradias. “Com a pandemia não tínhamos como reformar a casa das pessoas. A guerra também aumentou muito o preço dos insumos de construção civil. Tivemos que licitar e contratar novas empresas, mas estamos concluindo a terceira etapa do Morar Melhor e vamos começar para valer a quarta etapa do programa, que vai promover a reforma de mais 20 mil casas nos dois próximos anos’, concluiu.

Mudança de vida – O morador Juraci dos Santos, 77 anos, é cadeirante e tem cinco filhos. Com as melhorias realizadas no imóvel o aposentado passou a ter maior conforto e qualidade de vida com a construção de uma rampa de acesso e do banheiro acessível, além dos demais aprimoramentos na estrutura do imóvel como pintura, reforma do telhado e instalação de esquadrias.

A filha do idoso, Vilma Muniz, afirmou que a reforma do imóvel onde o pai reside há 51 anos era o sonho da família. “As melhorias não foram só para o meu pai, foram para todos os filhos. Aliviou muito para a gente porque antes era um sacrifício até para dar banho nele e, hoje, a gente tem até um banheiro adaptado. Eu só tenho a agradecer ao Morar Melhor por tudo”, contou emocionada.

Investimento – Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias nos imóveis, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco, à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

Desde que o programa entrou em ação na capital baiana, em 2015, a Prefeitura já reformou mais de 40 mil casas em 200 localidades de Salvador.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Criado: 22 Dezembro 2022