Morar Melhor retorna ao São Caetano e reforma mais 200 moradias

Mudar de vida sem trocar de endereço. Essa tem sido a realidade de todas as famílias beneficiadas pelo Morar Melhor, um dos maiores programas habitacionais do país. O prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, esteve na noite desta quinta-feira (7) na comunidade Camurujipe, no bairro de São Caetano, para fazer a entrega de mais 200 residências em situação precária que foram reformadas gratuitamente pela iniciativa.

Esta é a segunda vez que o programa retorna à localidade em apenas dois meses, oferecendo aos cidadãos direito de moradia mais digna. Em maio passado, mais de 200 lares localizados na comunidade da Vila João Sales haviam sido reformados. Quando somadas outras duas ocasiões, São Caetano acumula mais de 1 mil habitações alcançadas com obras estéticas e estruturais.

Um desses imóveis é o de Adjanice Santos da Silva, que reside há dois anos na Rua Nilton Moura Costa, situada no bairro. Ela e os irmãos são do interior e vieram para a capital em busca de trabalho e melhoria de vida.

“Minha casa era muito simples e hoje melhorou bastante. A entrada era muito feia e, com a reforma, ficou um espaço muito bonito e agradável. Eu gostei muito de tudo que foi feito e espero que a Prefeitura possa continuar ajudando as pessoas”, afirmou.

O prefeito lembrou como o São Caetano passou por diversas transformações nos últimos anos e de que modo impactou a vida dos moradores. “Vocês sabem que esta é uma das regiões da cidade que mais sofria com as chuvas. Aqui havia várias encostas com risco de deslizamento, mas com as geomantas e encostas que implantamos trouxemos segurança para as pessoas. A construção dessas contenções permitiu que o Morar Melhor pudesse vir, porque as casas não tinham mais risco de deslizamento e podiam ser reformadas”, explicou.

Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo as melhorias desejadas, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco, à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

O gestor do executivo municipal também afirmou que outras intervenções chegaram à comunidade de forma complementar com a reforma dos imóveis através do programa habitacional. Dentre os destaques estão escadarias como a mais recente entregue, situada na 1ª Travessa da Baixa do Camurujipe; a nova pavimentação para melhorar o trânsito de veículos e pedestres e ainda o Iluminando o Nosso Bairro, que modernizou toda a iluminação local.

Bruno Reis aproveitou a solenidade para anunciar que a Prefeitura está licitando a reforma de mais 12 mil casas, para dar início à 4ª etapa do Morar Melhor em Salvador. São Caetano estará também nesta nova fase.

“Em todos os bairros a Prefeitura se faz presente e tem um conjunto de ações mudando a nossa cidade para a melhor. Quando fazemos isso, mudamos a vida das pessoas. Este é um trabalho permanente e que não pára, até porque a cidade é dinâmica e vão surgindo novas necessidades”, reforçou.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. Desde que foi lançado, em 2015, o programa já reformou mais de 35 mil casas em mais de 200 localidades de Salvador.