Logo Prefeitura de Salvador

Mosaico junino mobiliza 360 estudantes do Bairro da Paz

O clima junino chegou à Escola Nova do Bairro da Paz e está encantando a toda a comunidade escolar. Com uma decoração feita em mosaico, as paredes do refeitório da unidade ganharam cores vibrantes e elementos da festa, que é uma das principais celebrações no Nordeste. E o melhor: a intervenção artística foi desenvolvida coletivamente pelos 360 alunos das turmas de 3º, 4º e 5º anos.

O professor e artista plástico responsável pela atividade, Alessandro Moreira, destacou que foram quatro semanas de trabalho coletivo e o processo criativo trouxe outros resultados positivos para os alunos. “Quando se fala em arte, pensa-se muito que será produzida para transformar os alunos em artistas, mas não é só isso. As habilidades que eles desenvolveram a nível de percepção, coordenação, composição e uma série de coisas que estavam dentro da proposta, eu consegui perceber que elas foram alcançadas por eles a partir do trabalho”, detalhou.

Para a construção da intervenção artística, os estudantes usaram papel metro e de presente, além de cola. Mas engana-se quem pensa que o trabalho foi simples. Os alunos estudaram sobre diversos assuntos relacionados a cores, seus tons e complementos para criar elementos que ficassem esteticamente harmônicos.

Plástica sonora – A atividade teve início com a apresentação de elementos do São João aos estudantes, que aprenderam sobre comidas típicas, importância da festa para a região, vestuário e decoração. As equipes também trabalharam com plástica sonora, onde confeccionaram chocalhos.  Acompanhados pelo professor, com atabaque e a zabumba, estudaram sobre baião, xote, xaxado e produziram diversos sons. Uma das músicas usadas nesse processo, para entrar no sentimento da festa, foi a clássica “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Até chegar ao mosaico que está exposto na unidade, ainda tiveram as etapas de tempestade de ideias e produção. Na conclusão do trabalho ainda houve um encontro para discutir como foi colaborar no projeto e analisar os aprendizados adquiridos ao longo do último mês. 

Aprovação – Solange França de Jesus dos Santos, 11 anos, afirmou ter ficado orgulhosa com o resultado do mosaico. “Ficou muito bonito. Foi divertido participar e me sinto feliz com esse trabalho. São João é uma das festas que eu mais gosto porque eu viajo para o eu interior, que eu gosto muito, que é Santo Amaro. Eu amo comer milho e ficar brincando na rua”, contou.  

Isabela Silva Carvalho, 11 anos, também é fã do São João e contou que elaborar o mosaico trouxe ensinamentos valiosos. “Achei bem criativo e legal fazer esse mosaico. A gente trabalhou em dupla e foi bom porque a gente compartilhou os momentos legais e também brincamos muito. Aprendi com essa atividade que sempre precisamos trabalhar em harmonia com o próximo”, finalizou.

Skip to content