Mostra itinerante na Praça Cairu é aberta ao público

A Praça Cairu, no Comércio, virou palco da exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com apoio da Prefeitura, a mostra gratuita chegou a Salvador na segunda-feira (13), depois de passar por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, e permanece até o dia 12 de outubro.

O número total das obras expostas representa os 17 objetivos. Uma décima-oitava escultura de globo extra foi ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça, que representa o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. A pintura de Menelaw foi finalizada na manhã desta terça-feira (14), durante uma live.

“Já trabalhávamos pra receber essa exposição em Salvador há algum tempo, mas esperamos o momento oportuno pra isso. Ela é a primeira ação cultural na Praça Visconde de Cayru após a reforma e também dá início à retomada das ações culturais na capital baiana”, destacou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

De acordo com Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, o propósito da exposição é conscientizar e incentivar as pessoas a se engajarem na implementação dos 17 ODS. “Através da arte, vamos convidar a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós, na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, conclui.

A exposição – A mostra propõe que as pessoas conheçam e reflitam sobre as ações elencadas pela ONU para melhorias no planeta. Em 2015, líderes mundiais dos estados membros da Organização das Nações Unidas reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global.

Percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas, a ONU propôs que seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para que esses países alcancem a sustentabilidade necessária, em todos os âmbitos, até 2030.

A exposição apresenta 18 globos terrestres, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística. Entre as temáticas abordadas, estão educação de qualidade, redução das desigualdades, igualdade de gênero, fome zero, agricultura sustentável, água potável e saneamento.

Artistas renomados, das mais variadas vertentes, foram convidados a utilizar os globos como suporte. Além de Menelaw Sete, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN estão entre os que assinam as criações.

A ação recebe patrocínio do grupo Colgate-Palmolive e tem iniciativa da Toptrends, empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural, entre seus cases, a exposição CowParade Salvador. O 17 ODS para um Mundo Melhor conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Saltur e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).