Movimento é tranquilo nos parques municipais após reabertura

Com a reabertura dos parques municipais, os soteropolitanos estão aproveitando ainda de forma tímida os espaços públicos da cidade. Liberados para funcionar de segunda a sábado, os locais oferecem várias opções de lazer, à disposição de turistas e soteropolitanos.

A titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna Ferreira, responsável pela administração dos parques, avaliou o movimento como atípico, nos primeiros dias de reabertura. ”É normal que o fluxo ainda esteja pequeno”, afirmou.

No parque Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, algumas pessoas apareceram de última hora, achando que teriam acesso sem agendar previamente. Com a regra de agendamento mantida, a procura foi maior no segundo dia, com 900 pessoas cadastradas para a visita, nesta terça-feira (13).

A movimentação ficou por conta das crianças, na expectativa de conhecer de perto os dinossauros que povoam o espaço. Prestes a completar três anos, o pequeno Rafael estava vestido a caráter, para uma sessão de fotos junto com a mãe, Roberta Canário. Ele, que é fã de dinossauros, vai comemorar aniversário com o tema. “Estávamos na expectativa pela reabertura do cenário para as fotos da festa”, explicou a mãe.

Treinamento – Por conta do agendamento necessário para acessar a Lagoa dos Dinossauros, os colaboradores do espaço receberam, no último sábado (10), treinamento para operar o sistema de agendamento eletrônico de visita ao espaço.  O treinamento é uma parceria da Secis com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). O agendamento pode ser feito no site lagoadosdinossauros.salvador.ba.gov.br. O limite de agendamento é de 200 pessoas, por cada horário disponível, totalizando 2.200 visitantes por dia.

No Parque dos Ventos, na Boca do Rio, assim como nos demais, todos os protocolos estavam em vigor, incluindo a aferição de temperatura e a disponibilização de álcool em gel. A administradora Verônica Farias, de 40 anos, mora no Jardim Armação e aproveitou para levar o filho Gael, de três anos, para curtir o parque já no primeiro dia de reabertura. “Foi bem tranquilo, uma forma de estar ao ar livre de maneira segura, combinando com a prática esportiva. Muito bom retomar os passeios em segurança”, declarou.

Funcionamento – Os parques dos Ventos (Boca do Rio) e da Cidade (Itaigara) funcionam de segunda a sábado, das 5h às 22h. No Stiep, o Parque da Lagoa dos Pássaros abre de segunda a sábado, das 5h às 19h. Já o acesso ao Parque da Lagoa dos Dinossauros é das 8h às 17h, também de segunda a sábado.

O Jardim Botânico, em São Marcos, abre de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o Parque das Dunas, em Praia do Flamengo, funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h às 13h. O acesso ao local deve ser agendado através do telefone (71) 98888-0108, ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.

Protocolos – Os espaços estão operando com protocolos específicos, publicados em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), no dia 8 passado. Dentre as medidas estão a necessidade de designação de acessos específicos para entrada e saída e, sempre que possível, fluxos únicos de movimentação dos visitantes, a fim de evitar aglomerações e o cruzamento de pessoas.

O uso de máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas. Deve ser disponibilizado álcool a 70% nas entradas dos parques, nas entradas dos sanitários e nas áreas de maior circulação de pessoas.

Os equipamentos de uso compartilhado, academias de ginástica e anfiteatros devem permanecer fechados. São permitidas atividades esportivas, desde que todos os participantes usem máscaras, durante a permanência no local, e seja mantido o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

Não são liberadas atividades que possam gerar aglomerações, como piqueniques, rodas de conversa, shows, grupos escolares ou religiosos e similares. Em áreas gramadas, os lugares permitidos para utilização têm que estar demarcados, para garantir o distanciamento mínimo.

Também está proibido o uso de bebedouros nos espaços comuns dos parques. O acesso de veículos só será permitido para passageiros e motoristas com deficiência ou mobilidade reduzida, para atividades de manutenção e segurança, ou para o desempenho de atividades administrativas.