Mudanças climáticas é tema de palestra em escola municipal

Crianças da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, no bairro do Santo Antônio, participaram, nesta quarta-feira (15), de uma palestra sobre como reduzir o impacto das mudanças climáticas no mundo. A atividade foi promovida em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e reuniu 15 alunos de 9 a 13 anos.

A palestra foi ministrada pela engenheira ambiental e coordenadora de Ações Comunitárias da Limpurb, Rosemary Mascarenhas. As crianças puderam aprender sobre gases tóxicos, descarte correto dos resíduos sólidos, impacto da revolução industrial na sociedade, entre outros assuntos.

O aluno Moisés Ferreira, 13 anos, afirmou que acha necessário cuidar do meio ambiente para ajudar a manter o planeta bom para todos. “Eu percebo as chuvas cada vez mais fortes. Normalmente, vejo lixo boiando e as ruas alagadas. A gente precisa ter mais cuidado com a Terra”, contou.

Rosemary Mascarenhas contou que a Limpurb já vem realizando um trabalho educativo nas escolas, voltado à preservação ambiental, abordando temas como o descarte correto dos resíduos, para que o público possa transmitir esse conteúdo às suas comunidades.

Preservação – Rosemary também explicou que a proposta do encontro foi marcar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado nesta quinta-feira (16). “O nosso foco foi trazer o que são as mudanças climáticas, que é um fenômeno natural, que já ocorre e que nós, como seres humanos, podemos intensificar através das nossas ações”, alertou.

A vice-diretora da unidade, Scheila Antunes Azevedo, explicou que a palestra agregou ao trabalho que a escola já vem desenvolvendo, com foco na preservação do planeta. “Temos trabalhado alguns projetos voltados para higiene, saúde e a questão do cuidado e da consciência com o meio ambiente. A parceria com a Limpurb surge para aprofundar o conhecimento dos alunos e educar a comunidade do entorno, para que nosso ambiente seja mais saudável para todos”, detalhou.