Mudanças no trânsito da Paulo VI começa neste sábado

Os motoristas que circulam pela Pituba e Itaigara já estão se adaptando às mudanças no tráfego de algumas ruas realizadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). Na região do fim de linha do Itaigara, as ruas Guilhard Muniz, Alexandre Humboldt, das Hortências e das Camélias tiveram sentido invertido. O sentido da Rua Rubem Berta, na Pituba, próxima ao Colégio Integral, também passou a ser único em direção à Orla. Tudo isso por conta das alterações no trânsito da Av. Paulo VI, que serão implantadas a partir do próximo sábado, dia 2.

TRANSITOPAULOVI2910
O objetivo é dar mais fluidez a uma das vias mais movimentadas da cidade. A avenida terá uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Praça Marconi (Correios) e as outras três faixas para tráfego misto no sentido Caminho das Árvores. Na ocasião, os veículos particulares que necessitem entrar e sair de estabelecimentos localizados à margem da via exclusiva para ônibus deverão trafegar no sentido Pituba – Caminho das Árvores, devendo cruzar a via exclusiva para a esquerda apenas quando necessário, a exemplo de estacionar em frente a uma clínica que tenha vagas reservadas a seus clientes. Confira abaixo mais informações sobre as mudanças.

Mudança 1: Caminho das Árvores – Pituba

Com a mudança principal, quem sai do Caminho das Árvores para acessar, por exemplo, a sede dos Correios ou a Rua Amazonas, na Pituba, terá duas opções de trajeto, tendo como ponto de partida a Alameda Jaracatiá (prolongamento da Alameda das Espatódias). Em uma delas, o condutor poderá acessar do lado esquerdo à Avenida Miguel Navarro y Cañizares, depois a Rua Coronel Arthur Gomes de Carvalho e seguir direto passando pelas ruas Marechal Andréa, Rubem Berta, Fernando Menezes de Góes e Rua Amazonas (onde fica o condomínio Pituba Ville).

A outra opção é acessar a Avenida Miguel Navarro y Cañizares e seguir pela Rua Aristides Fraga Lima até alcançar a Avenida Magalhães Neto, prosseguir pela Rua Fernando Menezes de Góes e tomar a Rua Amazonas. Em ambos os casos, para acesso às outras vias internas da Pituba, a Rua São Paulo vai ser reaberta ao tráfego em mão dupla.

Mudança 2: Rua das Rosas

A Rua das Rosas (paralela à Paulo VI nas proximidades do Colégio Militar), que tinha tráfego em mão dupla em sua maior parte, passará a ser totalmente mão única em direção ao Colégio Militar e à Avenida Paulo VI. Para retornar ao fim de linha da Pituba, à Praça Ana Lúcia Magalhães, à Fundação Baiana de Cardiologia ou à Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas, deve-se tomar a Rua das Hortências.

O veículo que sai da Rua das Rosas poderá tanto voltar para o Caminho das Árvores, ao cruzar a Paulo VI e virar à esquerda, quanto seguir para a Avenida Magalhães Neto, o que se faz ao cruzar a Paulo VI e seguir direto até alcançar a Rua dos Maçons, que tem sentido único.

Vias transversais
Os veículos que trafegam na Paulo VI de sentido único Pituba – Caminho das Árvores poderão acessar algumas vias transversais. Do lado direito, as opções são as ruas Rubem Berta e dos Maçons, além da Avenida Miguel Navarro y Cañizares. Do lado esquerdo, os motoristas podem tomar as ruas Território do Amapá, das Camélias e das Rosas.

Quem quer acessar à Paulo VI pela direita pode pegar as transversais Rua Marechal Andréa e Rua Almirante Carlos Paraguaçu de Sá. Do lado esquerdo, as opções são as ruas Território do Amapá, das Margaridas (prolongamento da Rua das Hortências) e das Rosas.