Logo Prefeitura de Salvador

Mulheres vítimas de agressão aprendem técnicas de defesa pessoal e primeiros socorros

Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Coordenadoria de Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), a Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (12), um curso de defesa pessoal e primeiros socorros, voltado às mulheres assistidas pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). A formação está acontecendo na base da GCM, na Avenida San Martin e tem como objetivo ensinar técnicas de autodefesa ao segmento feminino. 

No primeiro dia de aula, foram abordados os tipos de violência e formas de prevenção. Ainda durante a formação, serão dadas orientações sobre técnicas de golpes de defesa pessoal. “Aqui as mulheres aprendem a se defender de forma segura, agindo da melhor maneira e no melhor momento. Se a mulher detém a técnica, em possíveis casos de agressão, ela pode evitar se ferir ou até morrer”, contou James Azevedo, coordenador do Cprev. 

Dentre as 15 mulheres que participaram do primeiro dia de atividades, dona Maria de Lourdes, de 55 anos, destaca que aprender sobre as técnicas de defesa pessoal pode ser uma alternativa para uma mulher sair de uma relação abusiva. “Se eu tivesse noção dessas técnicas, teria agido de forma diferente diante as agressões que sofri. Vivi por 14 anos submissa a uma relação abusiva e na época a minha defesa era ficar calada e aceitar”, relatou. A capacitação vai até sexta-feira (16), totalizando 20 horas de aulas. 

Denúncia – Em caso de violência sofrida, a vítima pode procurar suporte municipal através do Fala Salvador 156, ou recorrer a um dos Centros Municipais de Referência de Atenção à Mulher (Cram), que oferecem suporte com serviços de assistência social, acompanhamento psicológico e assessoria jurídica. São elas: 

Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid): Rua Lelís Piedade, 63, Ribeira. Telefone (71) 3611-6581 / (71) 98507-5609 (funcionando 24 horas, para acolhimento provisório de curta duração). 

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV): Rua Conselheiro Spínola, Praça Almirante Coelho Neto, 1, Barris. Telefone (71) 3235-4268 / (71) 99701-4675. 

Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream): Rua José Seixas Filho, 11 CH, Fazenda Grande 2. Telefone (71) 3611-5305 / (71) 98791-7817.

Criado: 12 Setembro 2022

Skip to content