Multicentro Carlos Gomes ganha centro especializado em saúde mental

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes, situado na rua homônima, no Centro, vai abrigar o Serviço Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental. Com atividades previstas para serem iniciadas em abril, a estrutura permitirá o acolhimento de pessoas de todas as faixas etárias com sofrimento ou transtorno mental moderado.

A iniciativa faz parte dos investimentos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Salvador. O objetivo é responder à crescente demanda de cuidado em saúde mental, agravada pelos impactos socioeconômicos provocados pela pandemia de Covid-19.

A equipe multidisciplinar será composta por médicos psiquiatras, psicólogos e assistente social. O acesso ao serviço no local ocorrerá de forma regulada, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“Essa é uma inovação que está sendo implementada na rede municipal, com o intuito de ampliar os pontos de atenção especializados em saúde mental na cidade. A equipe trabalhará, de forma articulada com as unidades básicas e Caps, para diversificar as estratégias de cuidado, ampliar o acesso e qualificar as ações dos serviços ofertados”, declarou o secretário da SMS, Leo Prates.

O gestor ainda ressaltou que o serviço vai atender, principalmente, o público infanto-juvenil. “É um público que vem apresentando crescentes demandas de cuidado com situações de automutilação, sintomas depressivos e de ansiedade”, completou.

Novos serviços – Além do serviço de atendimento em saúde mental, serão implantados no Multicentro Carlos Gomes outros cinco serviços especializados. Um deles é o Núcleo de Reabilitação, que oferecerá atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psiquiatria (infantil), contando com diferentes recursos para ser referência no cuidado e recuperação para adultos e crianças nos processos de reabilitação.

Outra estrutura é o Ambulatório Especializado em Saúde Sexual e Reprodutiva, que garantirá assistência no planejamento familiar, prevenção de gravidez indesejada, além do diagnóstico, tratamento e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis. Também serão oferecidos planejamento reprodutivo com a colocação de DIU e outros métodos contraceptivos, acompanhamento de disfunções sexuais e hormonais, bem como tratamento de doenças ligadas à região genital.

Para a população da terceira idade, será disponibilizado um Serviço de Atenção Integral à Saúde do Idoso, que terá atendimento multiprofissional e interdisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais especializados no trato desse público. As pessoas com hanseníase também terão à disposição um ambulatório para atendimento integral especializado do tipo II da doença.

Será oferecido ainda um serviço de especialidades médicas voltados para o acolhimento infantil com Alergologia Clínica, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, além de Psiquiatria Infantil em atendimento à reabilitação.

“É uma ampliação significativa da oferta de especialidades que iremos garantir em uma das unidades mais tradicionais da nossa cidade. Nosso intuito é garantir uma assistência integral e especializada para diagnóstico, tratamento e reabilitação. É um esforço da atual gestão para assegurar uma linha de cuidado de qualidade para os soteropolitanos”, destacou Leo Prates.