Multicentro Carlos Gomes oferece exame de avaliação pulmonar

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes, situado no Centro da capital baiana, passou a realizar o exame de espirometria, responsável por avaliar a condição pulmonar do paciente. O exame começou a ser disponibilizado aos soteropolitanos esta semana e é indicado para fumantes com mais de 40 anos, pacientes em pré-operatório de cirurgia para retirada de parte ou totalidade do pulmão ou, ainda, para a identificação do quadro de saúde pulmonar. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o serviço deverá ser oferecido regularmente pelo município.

Luciana Cândida da Silva, 44 anos, realizou a espirometria na unidade especializada de saúde. Moradora de Itapuã, ela contou que o exame vai ajudar a montar uma estratégia para tratar da asma. “Estou com muita dificuldade de respirar e tenho um agravante, porque eu fumo. Foi muito bom fazer este exame porque vai ajudar a acertar a minha medicação para que eu possa ter uma qualidade de vida melhor. Além disso, também estou fazendo acompanhamento para parar de fumar”, detalhou.

Sônia Maria Silva Dantas, 72 anos, moradora de Amaralina, aproveitou a oportunidade de realizar o exame para dar continuidade ao tratamento com o pneumologista. “Fiz uma cirurgia há 44 anos e tenho um pulmão pela metade. Na época não fiz fisioterapia respiratória e agora, mais velha e depois ter Covid em janeiro, estou tendo dificuldade de respirar. É muito importante ter acesso a esse exame”, afirmou.

Acesso ao serviço – Por meio do exame é possível identificar diversos males, a exemplo da doença pulmonar obstrutiva crônica, considerada grave e comumente relacionada ao tabagismo. No Multicentro da Carlos Gomes serão disponibilizados até 14 exames por dia, em datas específicas para a realização. O paciente já sai do consultório com o resultado em mãos.

Para ter acesso ao serviço é necessário que o paciente faça o agendamento do exame através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), apresentando o requerimento médico, documento oficial com foto e Cartão SUS de Salvador. Os próximos dias de atendimento previstos para a realização da espirometria na unidade serão 30 e 31 de janeiro.

Criado: 16 Dezembro 2022